Se você está lendo este texto é bem provável que você sabe o que é (ou já ouviu falar sobre) proatividade e a importância de ser proativo, mas, talvez tenha dúvidas se você realmente é proativo ou de como desenvolver esta habilidade.
A ideia de escrever sobre este tema e compartilhar aquilo que aprendi sobre proatividade surgiu a partir de vários feedbacks positivos que recebi trabalhando como administrador de redes e coordenador de TI, onde sempre prezei pela antecipação e prevenção de problemas.
Mas, o que é proatividade?
Ser proativo é uma garantia de reconhecimento profissional?
De acordo com a Wikipédia, “proatividade é o comportamento de antecipação e de responsabilização pelas próprias escolhas e ações frente às situações impostas pelo meio”, ou seja, a proatividade está relacionada à organização e planejamento, qual busca atingir resultados positivos na execução de tarefas e, principalmente, agir de maneira antecipada frente a problemas, evitando-os antes mesmo que estes aconteçam.
Para responder a segunda pergunta, vamos analisar a diferença entre quem é proativo e quem é reativo.
Proativo x Reativo
Segundo o Dicionário Aurélio, “aquele que é proativo não se baseia na reação a algo, mas toma iniciativa de ação”, isto é, aquele que procura agir antecipadamente para evitar e para resolver problemas, que tem iniciativa. Quem é proativo preza pela harmonia, por um bom ambiente de trabalho, é otimista, age em busca do seu bem e dos outros e não foge de novos desafios.
O reativo é aquele que pensa e age dentro de padrões de causa e efeito. Quase não tem iniciativa e realiza sempre o mais do mesmo. Geralmente é pessimista e se sente vítima do próprio trabalho. O reativo não é, necessariamente, uma má pessoa ou que não busca o sucesso, mas, em geral, é aquele que não procura sair de sua zona de conforto.
A grande diferença entre estes perfis
Algumas frases que você já deve ter ouvido de quem é reativo:
- Não há nada que eu possa fazer, me desculpe;
- Sempre fizemos assim;
- Não vão aceitar isso, nem adianta tentar.
O proativo pensa bem diferente:
- Vou procurar alternativas, deixe comigo;
- Vou buscar uma solução para melhorar isso;
- Vou me preparar e explicar.
Outras grandes diferenças entre o reativo e o proativo são:
Reativo
- Sofre com adversidades;
- Resultado depende de sorte;
- Muito ocupado e nunca tem tempo;
- Foge e/ou esquece dos problemas;
- Não se considera tão ruim pois há piores;
- Não espera a sua vez de falar;
- Na falha, só sabe se desculpar;
- Acha que sabe tudo;
- Resiste aos que sabem mais e só procura por defeitos;
- Faz apenas o seu trabalho e é o que basta;
- Diz ser comprometido mas esquece facilmente suas tarefas;
- Parte do problema.
Proativo
- Aprende com adversidades;
- Resultado depende de si mesmo;
- Trabalha muito e sempre tem tempo;
- Enfrenta e aprende com os problemas;
- Sabe que é bom mas que pode ser melhor;
- Ouve e depois fala;
- Na falha, busca soluções;
- Gosta de aprender e de ensinar;
- Respeita os que sabem mais e procura aprender com eles;
- Sente-se responsável por coisas além do seu trabalho;
- É comprometido e não esquece suas tarefas;
- Parte da solução.
Quem é proativo se destaca, naturalmente!
Hábitos e atitudes de quem é proativo:
- Se antecipa (eficaz);
- Se organiza (prioridades);
- Se compromete (crescimento da empresa);
- Colabora (compartilha conhecimento);
- Aprende (respeita opiniões contrárias);
- Tem foco (gosta do que faz e evita o estresse);
- Busca soluções (redução de retrabalho);
- Busca a felicidade (qualidade de vida).
Como desenvolver estas habilidades?
Eficiência x Eficácia
Mesmo sendo um conceito bem antigo, é muito importante compreender a diferença entre ser eficiente e ser eficaz.
Eficiência consiste em fazer alguma coisa da maneira certa.Ter um dever ou obrigação e fazê-lo da forma correta. Uma pessoa eficiente é uma pessoa que, diante de uma determinada circunstância, é capaz de exercer aquilo que lhe é proposto.
Eficácia diz respeito a coisa certa a ser feita. Ter uma escolha ou uma tomada de decisão. Enquanto a eficiência está ligada em como as coisas devem ser feitas, a eficácia refere-se ao resultado deste processo.
Think Outside The Box
Você já deve ter ouvido a expressão: “pense fora da caixa”, certo?
Em poucas palavras, pensar fora da caixa é usar a criatividade para resolver problemas ou desenvolver seu trabalho.
Pensar fora da caixa é:
- ser criativo;
- desafiar-se (sair da sua zona de conforto);
- questionar-se antes de perguntar;
- contrariar-se;
- ampliar sua visão;
- acreditar que tudo tem uma solução;
- aprender coisas novas e diferentes.
Be a Maker (DIY)
Maker é aquela pessoa que, usando o que tem em mãos (e as próprias mãos), cria ou resolve algo de forma criativa, colaborativa e até mesmo escalável.
A cultura maker é aquela do “se vira”, “faça você mesmo”, “vai lá e faz”, “você pode / nós podemos”!
Alguns famosos slogans relacionados a cultura DIY (Do It Yourself) que você deve conhecer:
- We can do it – 1943 (Nós podemos fazer isso)
- Just do it – 1988 (Apenas faça)
- Yes, we can – 2008 (Sim, nós podemos)
Build Sense of Ownership
Procure desenvolver o sentimento de ownership, ou seja, de que você também é o dono da empresa que você trabalha.
Colaboradores engajados com este espírito são:
- proativos;
- responsáveis;
- decisivos;
- preocupados com os resultados da empresa;
- flexíveis, compreensíveis e amigáveis;
- bons comunicadores (sabem ouvir e escutar)
…independente do nível de responsabilidade ou do nível hierárquico em que atuam.
What’s your Mindset: growth or fixed?
A psicóloga americana e autora do livro Mindset – A nova psicologia do Sucesso, Carol Dweck, afirma que “a visão que você adota para si afeta profundamente o modo como você conduz sua vida”.
Na mentalidade de crescimento novas habilidades são algo adquirido e erros são só parte do caminho. Além disso, motivação e criatividade são essenciais.
A mentalidade fixa acredita que o potencial de cada um já está definido e que não há espaço para mudança. Falhas são demonstrações de falta de habilidade e o próximo passo é passar para outra tarefa.
Será que você é proativo?
Sim, voce é! Basta querer.
A proatividade é uma habilidade que pode ser desenvolvida, mas exige esforço e ação por parte do profissional. Como grande parte dos profissionais ainda está bem atrás de uma postura verdadeiramente proativa, se você alcançá-la terá um diferencial que somado a tantos outros poderá ajudar grandemente a sua carreira profissional. Anderson Hernandes, escritor e palestrante, formado em contabilidade, marketing e MBA em Gestão de Negócios.
Este artigo também está diponível no Medium.
*Com referências de: Menthes: 5 dicas para desenvolver proatividade no seu trabalho, WikiNow: Como pensar fora da caixa, Forbes: Maneiras de criar uma cultura de ownership (em inglês)