Faça um upgrade naquele seu notebook antigo

Em tempos de home office, muitos perceberam que o notebook é uma das melhores opções para a realização do seu trabalho. Ocupa pouco espaço, tem muitos menos fios que um computador comum, é muito mais eficiente que um tablet e, claro, é móvel, ou seja, ideal para aqueles que não tem um cômodo dedicado ou…

Continue reading →

macOS integrado ao Microsoft Active Directory

No post anterior, falamos sobre a importância em ter um ambiente de computadores e usuários gerenciados por uma solução centralizada e que o Microsoft Active Directory (o famoso “AD”), uma das ferramentas mais utilizadas neste cenário, permite fazer o gerenciamento de usuários, computadores e permissões de acesso aos recursos da rede. O processo de integração…

Continue reading →

Linux integrado ao Microsoft Active Directory

Se você é um profissional de infraestrutura de redes ou de segurança, sabe da importância em manter um ambiente de computadores e usuários gerenciados por uma solução centralizada. Neste cenário, uma das ferramentas mais utilizadas é o Microsoft Active Directory (o famoso “AD”), que permite fazer o gerenciamento de usuários, computadores e permissões de acesso…

Continue reading →

Apache – Adicionando um virtual host

O Apache é um servidor web (HTTP Server) open source (software livre) muito poderoso, flexível e extremamente popular, sendo responsável por representar mais da metade de todos os websites ativos na Internet. Neste artigo vamos demonstrar, de maneira simples e prática, como criar virtual hosts no Apache, ou seja, uma configuração para armazenar mais de um…

Continue reading →

Linux – Network Config Files

Como qualquer ajuste no Linux pode ser realizado através de um algum arquivo de texto (os famosos .conf), as configurações de rede não são diferentes. Neste post estão algumas anotações e os principais parâmetros destes arquivos. No Linux Ubuntu Server / Debian, o arquivo de configuração das interfaces de rede é o: /etc/network/interfaces Eis abaixo…

Continue reading →

OCS Inventory – Instalação e Configuração

O OCS Inventory (Open Computers and Software Inventory) é um software livre que permite o gerenciamento de inventário de hardware e software de uma rede de computadores. Através de um software cliente (agente) multiplataforma, todas as informações do equipamento são levantadas e enviadas à uma base de dados (servidor), qual pode ser acessada através de…

Continue reading →