YOURLs | URL Shortener – Instalação

Os sistemas encurtadores de URL (Uniform Resource Locator – Localizador Uniforme de Recursos) se tornaram bastante populares para, não somente deixar aqueles gigantes endereços (links), como de notícias ou de arquivos compartilhados, menores / mais curtos, mas, também para criar algum tipo de gerenciamento sobre o acesso realizado ao link de destino. Lá em 2018,…

Continue reading →

GLPI – Instalação e Integração com o Microsoft Active Directory

O GLPI, assim como o OCS Inventory, é um sistema bastante conhecido por profissionais de gestão de redes, sistemas e suporte de infraestrutura de tecnologia. É um software livre, francês (a sigla significa Gestionnaire Libre de Parc Informatique – Gerente Gratuito de Infraestrutura de TI), que permite realizar o gerenciamento de ativos (inventário, inclusive, com…

Continue reading →

Fog Project – Configurações Avançadas + Deploy de Imagens

Como citado no post anterior, o FOG Project é uma solução de software em rede para a gestão e implantação de sistemas operacionais, ou seja, uma solução para que sistemas operacionais pré-configurados e/ou personalizados (imagens de sistemas operacionais) sejam instalados (clonados) em computadores, rapidamente, através de uma rede local (LAN). Neste post, considerando o FOG…

Continue reading →

Fog Project – Instalação e Configuração

O FOG Project é uma solução de software em rede para a gestão e implantação de sistemas operacionais. Além de open-source (código aberto), é completamente gratuito para uso comercial e que, segundo seu site oficial, possui mais de 30 mil usuários. Em outras palavras, o FOG é uma excelente solução para que sistemas operacionais pré-configurados…

Continue reading →

macOS integrado ao Microsoft Active Directory

No post anterior, falamos sobre a importância em ter um ambiente de computadores e usuários gerenciados por uma solução centralizada e que o Microsoft Active Directory (o famoso “AD”), uma das ferramentas mais utilizadas neste cenário, permite fazer o gerenciamento de usuários, computadores e permissões de acesso aos recursos da rede. O processo de integração…

Continue reading →

Linux integrado ao Microsoft Active Directory

Se você é um profissional de infraestrutura de redes ou de segurança, sabe da importância em manter um ambiente de computadores e usuários gerenciados por uma solução centralizada. Neste cenário, uma das ferramentas mais utilizadas é o Microsoft Active Directory (o famoso “AD”), que permite fazer o gerenciamento de usuários, computadores e permissões de acesso…

Continue reading →