Network Computers

Em resumo, a Internet (que ninguém mais vivem sem!), surgiu através de pesquisas e projetos militares, principalmente da agência de projetos e pesquisa avançada dos Estados Unidos da América (DARPA), que criou a ARPANET, e de outros projetos no Reino Unido e na França, como a CYCLADES Computer Network.

Talvez você nunca tenha pensado nisso mas, a Internet, também conhecida como a world wide web (www) é uma rede global formada de milhares de outras redes e seus dispositivos, como servidores e computadores, interligadas através de uma extensa lista de tecnologias de transmissão, cabos e conexões, equipamentos de rede e protocolos, muitos protocolos, sendo um dos principais o TCP/IP (Transmission Control Protocol e o Internet Protocol). Todo dispositivo conectado à Internet (incluindo o seu computador ou smartphone) pode se conectar aos sistemas e recursos oferecidos na Internet e até a outros dispositivos conectados. Em resumo, tudo que está na Internet, a rede mundial de computadores, está conectado entre si.

Incrível, não? Claro que tem muitos detalhes por trás de tudo isso, afinal, em informática, nada é tão simples quanto parece.

Confira os vídeos abaixo para entender um pouco mais sobre a história e funcionamento da Internet.

A história da Internet

O vídeo abaixo ilustra a história da Internet de uma maneira bem interessante.


Como funciona a Internet

O NIC.Br (Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR), a entidade que implementa as decisões e projetos do CGI.Br (Comitê Gestor da Internet no Brasil), elaborou excelentes vídeos sobre o funcionamento da Internet (além de outros muito interessantes). Vale a pena conferir:

Parte 1: O protocolo IP

Parte 2: Sistemas Autônomos

Parte 3: DNS

Parte 4: Governança da Internet

 


Padrões e Organizações da Internet (IETF)

 


Como funciona o DNS

O sistema de nomes de domínios, do inglês Domain Name System, é um protocolo muito importante para o funcionamento da Internet, como você pode conferir nos vídeos acima, do NIC.Br. Este vídeo ilustra o seu funcionamento de uma maneira bem simples.