macOS integrado ao Microsoft Active Directory

No post anterior, falamos sobre a importância em ter um ambiente de computadores e usuários gerenciados por uma solução centralizada e que o Microsoft Active Directory (o famoso “AD”), uma das ferramentas mais utilizadas neste cenário, permite fazer o gerenciamento de usuários, computadores e permissões de acesso aos recursos da rede. O processo de integração…

Continue reading →

Linux integrado ao Microsoft Active Directory

Se você é um profissional de infraestrutura de redes ou de segurança, sabe da importância em manter um ambiente de computadores e usuários gerenciados por uma solução centralizada. Neste cenário, uma das ferramentas mais utilizadas é o Microsoft Active Directory (o famoso “AD”), que permite fazer o gerenciamento de usuários, computadores e permissões de acesso…

Continue reading →

A questão não é que as pessoas são insubstituíveis e sim que o mundo não pára! – o que aprendi com a morte do Ricardo Boechat.

O que eu aprendi com a trágica morte de um dos melhores jornalistas do país, Ricardo Eugênio Boechat. A garagem da minha casa sempre foi uma oficina de serviços gerais. Meu pai, mecânico industrial e um talentoso marceneiro, tinha (e ainda tem), todas as ferramentas que precisava para trabalhar com seus moinhos e qualquer outra…

Continue reading →

Apache – Adicionando um virtual host

O Apache é um servidor web (HTTP Server) open source (software livre) muito poderoso, flexível e extremamente popular, sendo responsável por representar mais da metade de todos os websites ativos na Internet. Neste artigo vamos demonstrar, de maneira simples e prática, como criar virtual hosts no Apache, ou seja, uma configuração para armazenar mais de um…

Continue reading →

Filmes e Séries sobre Tecnologia e Segurança (Parte II)

Continuando o post I, aqui estão alguns filmes e séries que retratam um pouco sobre o complexo mundo da tecnologia, mais exatamente sobre redes, internet e segurança da informação, Alerta: contém spoilers! Chappie (2015) Por que assistir?Retrata o uso de robôs policiais controlados por inteligência artificial. Em um futuro não muito distante, policiais andróides são utilizados para patrulhar…

Continue reading →