Fog Project – Configurações Avançadas + Deploy de Imagens

Como citado no post anterior, o FOG Project é uma solução de software em rede para a gestão e implantação de sistemas operacionais, ou seja, uma solução para que sistemas operacionais pré-configurados e/ou personalizados (imagens de sistemas operacionais) sejam instalados (clonados) em computadores, rapidamente, através de uma rede local (LAN). Neste post, considerando o FOG…

Continue reading →

Fog Project – Instalação e Configuração

O FOG Project é uma solução de software em rede para a gestão e implantação de sistemas operacionais. Além de open-source (código aberto), é completamente gratuito para uso comercial e que, segundo seu site oficial, possui mais de 30 mil usuários. Em outras palavras, o FOG é uma excelente solução para que sistemas operacionais pré-configurados…

Continue reading →

macOS integrado ao Microsoft Active Directory

No post anterior, falamos sobre a importância em ter um ambiente de computadores e usuários gerenciados por uma solução centralizada e que o Microsoft Active Directory (o famoso “AD”), uma das ferramentas mais utilizadas neste cenário, permite fazer o gerenciamento de usuários, computadores e permissões de acesso aos recursos da rede. O processo de integração…

Continue reading →

Linux integrado ao Microsoft Active Directory

Se você é um profissional de infraestrutura de redes ou de segurança, sabe da importância em manter um ambiente de computadores e usuários gerenciados por uma solução centralizada. Neste cenário, uma das ferramentas mais utilizadas é o Microsoft Active Directory (o famoso “AD”), que permite fazer o gerenciamento de usuários, computadores e permissões de acesso…

Continue reading →

Linux – Network Config Files

Como qualquer ajuste no Linux pode ser realizado através de um algum arquivo de texto (os famosos .conf), as configurações de rede não são diferentes. Neste post estão algumas anotações e os principais parâmetros destes arquivos. No Linux Ubuntu Server / Debian, o arquivo de configuração das interfaces de rede é o: /etc/network/interfaces Eis abaixo…

Continue reading →