A história da Internet: uma linha do tempo sobre a origem e evolução da maior revolução tecnológica do mundo

Internet - Cidade Inteligente

Neste artigo vamos conhecer a história e a evolução da Internet por meio de uma linha do tempo de uma série de eventos marcantes e importantes, como o lançamento de tecnologias, de equipamentos, de protocolos e até mesmo de empresas que fazem parte de toda esta história, incluindo a participação do Brasil. 

A Internet, que é a rede mundial de computadores, surgiu de uma grande evolução das tecnologias do telégrafo e telefone, além das pesquisas e projetos militares, principalmente da agência de projetos e pesquisa avançada dos Estados Unidos da América (DARPA), que desenvolveu a ARPANET (1969) junto de outros projetos do NPL, o Laboratório Nacional de Física da Inglaterra e da rede de pesquisas CYCLADES, na França.

A evolução desta e de outras redes, como a ALOHANet (1971), do NPL e do MIT (Massachusetts Institute of Technology), o desenvolvimento de uma série de tecnologias, como o Ethernet, o cabo de par-trançado, a fibra óptica, o TCP e o IP (v4 e v6), o DNS, o UDP, do computador pessoal e muitas outras, colaboraram para chegarmos na Internet como conhecemos atualmente.

Construí essa história, que foi dividida em 9 partes, ao logo de 10 anos lecionando as matérias de fundamentos da informática, redes de computadores e segurança da informação e, sem modéstia, posso dizer que é uma grande aula sobre o mundo da tecnologia, que começa lá no século XVIII, com a invenção da telegrafia, chegando até os dias atuais, onde qualquer coisa (IoT, Internet das coisas) pode ser conectada à Internet.

Parte 1 (1837 a 1964) – O Telégrafo e o Telefone revolucionam a comunicação

1837 Telegrafia e o Código Morse Samuel F. B. Morse (1791, Massachusetts, Estados Unidos) é o inventor da telegrafia, um tipo de telecomunicação que permite a transmissão de texto (telegramas) por meio de fios utilizando um código de sinais, chamado de código Morse.
1843 Fax (facsimile) Alexander Bain (1810, em Kirkintilloch, Escócia) registrou a patente para a transmissão e reprodução de documentos à longa distância.
1860 Telefonia Antonio Meucci (1808, em Florença, Itália) criou um equipamento para ajudar a se comunicar e cuidar de sua esposa, que estava doente e ficava de cama, para que pudesse também trabalhar. O protótipo foi vendido ao americano Alexander Graham Bell, 10 anos depois, que junto a Thomas Edison, aperfeiçoou esta tecnologia.
1865 Surge a Nokia Corporation Finlândia. Empresa de tecnologia de telecomunicações e tecnologias de consumo.
1876 Surge a Ericsson Suécia. Empresa de tecnologia de telecomunicações e tecnologias de consumo.
1880 Gravação de dados em cartões (de papel rígido) perfurados Herman Hollerith (1860, Buffalo, Estados Unidos) desenvolveu este método que se tornaria peça chave para o processamento de dados dos primeiros computadores. Anos mais tarde, Herman torna-se um dos fundadores da IBM. 
1885 Surge a AT&T (American Telephone and Telegraph) Estados Unidos. Empresa de telecomunicações especializada em telegrafia, telefonia e, posteriormente, televisão e serviços para Internet.
1892 Surge a GE (General Electric) Estados Unidos. Fundada inicialmente em 1878 por Thomas Edison, com o nome de Edison Electric Light Company, com o objetivo de comercializar lâmpadas e soluções de energia, que em 1882 construiu a primeira central de energia dos Estados Unidos, em Nova Iorque, a General Electric Company nasceu da fusão da empresa de Thomas Edison e da Thomson-Houston Company (1882), pelas mãos de John Pierpont Morgan (1837, Connecticut, Estados Unidos), um grande banqueiro americano.
1898 Fita magnética Dinamarca. Valdemar Poulsen (1869, Copenhague, Dinamarca) desenvolveu um gravador de fio magnético e o primeiro transmissor de rádio de ondas contínuas.
1906 Surge a Xerox Corporation Estados Unidos. Empresa de tecnologias diversas como soluções e produtos de tecnologia.
1906 Surge o IEC (International Electrotechnical Commission) A comissão eletrotécnica internacional é uma organização de padronização que desenvolve e publica normas técnicas para a área elétrica e eletrônica com o objetivo de promover a definição de padrões e garantir a segurança e a eficiência dos produtos e sistemas elétricos. No Brasil a IEC é representada pelo COBEI/ABNT-CB-003, o Comitê Brasileiro de Eletricidade, Eletrônica, Iluminação e Telecomunicações. 
1911 Surge a IBM Corporation (International Business Machines) Estados Unidos. Empresa de tecnologias diversas como soluções de telecomunicação, software e hardware. Uma das empresas com maior número de patentes registradas baseadas em tecnologia.
1918 Enigma Arthur Scherbius (1878, Frankfurt, Alemanha) desenvolve a Enigma, uma máquina utilizada pelo exército alemão para a comunicação de códigos de guerra criptografados a partir dos anos 1920 até a Segunda Guerra Mundial (período de 1939 a 1945). A codificação da Enigma começou a ser quebrada em 1939 por meio do projeto Ultra, criado pela Inteligência britânica, que tinha em sua frente o matemático Alan Turing (1912, Londres, Inglaterra).
1918 Surge o ANSI (American National Standards Institute) Estados Unidos. O Instituto Nacional Americano de Padrões é uma organização sem fins lucrativos que tem por objetivo facilitar a padronização dos produtos, serviços, processos e sistemas americanos.
1924 Surge a EIA (Electronic Industries Association) Estados Unidos. A Aliança das Indústrias Eletrônicas foi uma organização americana que colaborou no desenvolvimento de tecnologias e padrões para produtos eletrônicos que encerrou suas operações em 2011.
1925 Surge o Bell Labs e o Fax-modem O atual Nokia Bell Labs, anteriormente Laboratórios Bell ou Bell Telephone Labs, foi fundado em 1925, pela AT&T como um centro de pesquisas avançadas para tecnologias. Em 1926, da união da patente de Alexander Bain (o fax) com o telefone, surge o primeiro protótipo do fax-modem, permitindo o envio de documentos impressos pela rede de telefonia.   
1928 Surge a Motorola Estados Unidos. Empresa de tecnologia de telecomunicações e tecnologias de consumo.
1930 Surge a Texas Instruments Estados Unidos. Empresa de tecnologia fabricante de chips semicondutores, como microprocessadores e microcontroladores.
1937 Surge a Canon Japão. Grupo de empresas de ramos e produtos diversos especializada em óptica, imagem, lentes, câmeras fotográficas, impressoras, scanners, equipamentos médicos e semicondutores que possui um grande número de patentes registradas baseadas em tecnologia.
1938 Surge a Samsung Coréia do Sul. Grupo de empresas de ramos diversos como de tecnologia da informação, fabricante de dispositivos e equipamentos eletrônicos, chips semicondutores e outros. Uma das empresas com maior número de patentes registradas baseadas em tecnologia.
1939 Surge a HP (Hewlett-Packard) Estados Unidos. Empresa de tecnologia da informação e produtos eletrônicos, como calculadoras, computadores pessoais, computadores de mão, impressoras, dispositivos de rede e outros.
1940 Surge a ABNT Brasil. A Associação Brasileira de Normas Técnicas é uma entidade privada, sem fins lucrativos, responsável pela normalização técnica e por fornecer insumos ao desenvolvimento tecnológico brasileiro. É filiada à ANSI e à ISO (1947).
1944 Harvard Mark 1 Estados Unidos. Considerada a primeira calculadora eletromecânica automática, projetada em 1930 e construída em 1944, durante a Segunda Guerra Mundial, em uma parceria da Marinha dos EUA e a IBM. Pesava cerca de 5 toneladas e ocupava cerca de 50 m2.
1946 Surge a Sony Corporation Japão. Empresa de produtos eletrônicos e outros ramos diversos.
1946 ENIAC (Electronic Numerical Integrator and Computer) e o conceito de Mainframes Estados Unidos. Considerado o primeiro computador digital eletrônico de grande escala, projetado em 1943 pelos cientistas John Mauchly e John Presper Eckert Jr e construído em 1946, o ENIAC pesava 30 toneladas e ocupava cerca de 180 m2. Nesta época surge o conceito de mainframes, supercomputadores de grande porte que dominaram os anos 50 e 60 em grandes empresas.
1947 Surge a ISO (International Organization for Standardization) A Organização Internacional de Normalização ou de Padronização é uma entidade composta por outras entidades, consórcios ou grupos de padronização e normalização de mais de 150 países. O Brasil é seu membro desde sua fundação, sendo representado pela ABNT. A ISO foi responsável pelo desenvolvimento do Modelo OSI na década de 1970, sendo publicado pela primeira vez em 1984, como um modelo de referência para permitir a comunicação entre máquinas e sistemas heterogêneos. 
1948 Transistor (do inglês, transfer varistor) Estados Unidos. Em 1947, John Bardeen (1908), William Shockley (1910) e Walter Brattain (1902), dando continuidade a outros estudos físicos com materiais semicondutores (como silício e germânio), no então Bell Labs, dão origem ao transistor, um dispositivo capaz de amplificar ou atenuar a intensidade da corrente elétrica, tornando-se fundamental na construção de dispositivos eletrônicos..
1948 Surge a RAND Corporation Estados Unidos. A RAND Corporation é uma instituição de pesquisa sem fins lucrativos que oferecia seus serviços às forças armadas dos Estados Unidos que, posteriormente, colaborou no desenvolvimento da ARPANET
1958 Surge a DEC Corporation (Digital Equipment) Estados Unidos. Empresa de produtos e soluções para computadores e eletrônicos.
1957 Surge a LG Corporation Coréia do Sul. Grupo de empresas de ramos diversos como de tecnologia da informação e produtos eletrônicos. Uma das empresas com maior número de patentes registradas baseadas em tecnologia.
1960 Máquinas processam dados utilizando cartões perfurados Máquinas automatizadas usavam cartões perfurados para transferência e processamento de dados. O formato da IBM, de cartão perfurado de 12 linhas e 80 colunas, predominava na indústria.
1961 ASCII Code (American Standard Code for Information Interchange) Estados Unidos. Robert Bemer (1920, Michigan, Estados Unidos), trabalhando na IBM, propõe ao instituto de padrões americanos a criação de um código de codificação padrão de 128 caracteres para comunicação eletrônica, o ASCII.
1963 Mouse Estados Unidos. William “Bill” English (1929, Kentucky, Estados Unidos) e Douglas Engelbart (1925, Califórnia, Estados Unidos) foram os responsáveis por criar a peça que se tornaria fundamental no uso de softwares com interface gráfica. Engelbart também foi o precursor das interfaces gráficas do usuário, as chamadas GUI (do inglês, Graphical User Interface).
1963 Surge o IEEE ( Institute of Electrical and Electronics Engineers) Estados Unidos. O Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos é uma organização profissional, sem fins lucrativos, que surgiu da fusão do Instituto de Engenheiros de Rádio (IRE) e o Instituto Americano de Engenheiros Eletricistas (AIEE), com objetivo de se dedicar ao avanço da tecnologia em benefício da humanidade.
1964 IBM OS/360 Desenvolvido pela IBM para o seu novo computador mainframe System ou S/360, o OS/360 (do inglês, Operating System/360) foi um dos primeiros sistemas operacionais desenvolvido em linguagem de alto nível, que permitiam o compartilhamento de tempo e a ter acesso direto aos dispositivos de armazenamento, dando início ao conceito de virtualização e de cluster, que são computadores aglomerados trabalhando em conjunto.
Imagem de um telefone bstante antigo. Imagem: Pixabay
Imagem de um telefone bastante antigo. Imagem: Pixabay

Parte 2 (1965 a 1974) – Surgem as primeiras redes de computadores

1965 NPL (National Physical Laboratory), conceito de comutação de pacotes e a primeira rede local do mundo Inglaterra. Fundado em 1900, o NPL, o Laboratório Nacional de Física da Inglaterra, e o time de Donald Watts Davies (1924, Wales, Inglaterra), apresentam o conceito da comutação de pacotes (do inglês, packet switching), que também tem como co-inventores o polonês Paul Baran (1926, Hrodna, Polônia), que trabalhava na RAND Corporation, e Leonard Kleinrock (1934, Nova Iorque, Estados Unidos), professor de ciência da computação na UCLA (Universidade da Califórnia em Los Angeles). Em 1970, o NPL foi responsável por desenvolver a considerada primeira rede local do mundo, já utilizando a técnica de comutação de pacotes. Esta rede foi, posteriormente, integrada à ARPANET, nos Estados Unidos.
1965 MIT (Massachusetts Institute of Technology) utiliza a comutação de pacotes de dados  Computadores da Universidade de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, se comunicaram por meio da comutação de pacotes (técnica que divide mensagens de dados em pequenas unidades).
1965 Multics OS Um projeto em conjunto com o MIT, a GE e o Bell Labs (AT&T) define o sistema operacional Multics, que passaria a influenciar novos sistemas operacionais, como o Unix, durante décadas, como as características de tempo compartilhado, onde vários usuários compartilham os recursos de um único computador. Uma primeira versão do Multics foi lançada junto do GE-645, um computador do tipo mainframe.
1965 Fibra Óptica Alemanha. Manfred Borner (1929, em Rochlitz, Alemanha) demonstrou a primeira transmissão de dados funcional usando fibra óptica nos laboratórios de pesquisa da Telefunken, produtora alemã de rádio e televisão.   
1968 Surge a NASA (National Aeronautics and Space Administration) usa fibra óptica  Estados Unidos. A NASA, a agência americana de administração nacional da aeronáutica e espaço, utilizou a fibra óptica em câmeras de televisão que foram enviadas à Lua.
1968 Surge a Intel Corporation (Integrated Electronics) Estados Unidos. Empresa de tecnologia fabricante de chips semicondutores, como microprocessadores, que possui um grande número de patentes registradas baseadas em tecnologia.
1969 Surge a AMD (Advanced Micro Devices) Estados Unidos. Empresa de tecnologia fabricante de chips semicondutores e circuitos integrados, como microprocessadores e placas de vídeo.
1969 ARPANET (Advanced Research Projects Agency Network), a “mãe da Internet”. NCP (Network Control Protocol) Estados Unidos. A rede que deu origem à Internet foi construída para transmissão de dados militares e interligação dos departamentos de pesquisa, pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos (DARPA), visando uma comunicação plena mesmo em caso de ataques nucleares. Juntos dos projetos da RAND Corporation, do NPL e da rede CYCLADES, a ARPANET foi a primeira rede a fazer a comutação de pacotes à distância e a implementar o NCP, protocolo de controle de rede, tornando-se base técnica para outros protocolos e para a criação da Internet, como conhecemos atualmente. 
1969 ARPANET – Rede entre universidades e institutos de pesquisa americanos Os primeiros quatro nós da ARPANET são instalados entre o Instituto de Pesquisa de Stanford (SRI), as Universidades da Califórnia de Los Angeles (UCLA) e de Santa Barbara (UCSB), e a Universidade de Utah, que foram conectadas entre si utilizando um link de telefone.
1969 Unix Ken Thompson (1943, Nova Orleans, Estados Unidos) e Dennis Ritchie (1941, Nova Iorque, Estados Unidos), dentro do então Bell Labs, que trabalharam no projeto do Multics, criaram a primeira versão do sistema operacional multitarefa e multiutilizador, que se tornaria base para o desenvolvimento de diversos sistemas operacionais para computadores de grande porte e, posteriormente, inclusive para computadores pessoais.
1971 ALOHAnet (rede sem fio) Rede de dados por pacotes sem fio pioneira desenvolvida e utilizada na Universidade do Hawaii, nos Estados Unidos, por Norman Abramson, (1932, Massachusetts, Estados Unidos) e Franklin F. Kuo (1934, Wuhan, China) que serviu de base para o desenvolvimento do Ethernet e de outras tecnologias de transmissão sem fio. 
1971 Intel 4004 A Intel lança o primeiro microprocessador comercial, o Intel 4004.
1972 FTP (File Transfer Protocol) e o E-Mail (Electronic Mail) O protocolo de transferência de arquivos de servidores para clientes (computadores) começou a ser desenvolvido ainda no início da década de 70, mesma época em que o correio eletrônico (e-mail) foi desenvolvido por Raymond Tomlinson (1941, Nova Iorque, Estados Unidos) no projeto da ARPANET.
1972 BBS (Bulletin Board System) Um sistema de boletim informativo que permitia o compartilhamento de arquivos e mensagens em uma rede, nos Estados Unidos. O BBS se tornou o principal tipo de comunidade on-line durante a década de 1980 e início da década de 1990, atendendo milhões de usuários mesmo antes da chegada da Internet e da popularização do e-mail. No Brasil, o primeiro BBS foi lançado em 1990, por Aleksandar Mandic, que fundaria o IG (Internet Group, em 2000).
1973 CYCLADES França. A rede de pesquisa francesa foi desenvolvida para explorar alternativas e dar suporte ao modelo da ARPANET. A CYCLADES definiu e utilizou importantes conceitos de datagramas e de protocolos, contribuindo com o desenvolvimento das redes.
1973 NPL – Scrapbook, um protótipo da World Wide Web  Neste ano, o NPL desenvolveu o Scrapbook, um sistema de processamento de texto e documentos que passou a ser utilizado pelo Ministério da Defesa, Comissão Europeia e pela companhia de telefone da Inglaterra, a British Telecom.
1973 Fibra Óptica em longas distâncias O aprimoramento constante da tecnologia de fibra óptica permitiu a troca de informações em cabos de longa distância.
1973 Ethernet Desenvolvido no PARC, setor de pesquisa da Xerox (Xerox Palo Alto Research Center), por Robert “Bob” Metcalfe (1946, Nova Iorque, Estados Unidos), o Ethernet é uma família de tecnologias para redes de computadores utilizada até os dias de hoje que foi padronizada e introduzida comercialmente em 1980.
1973 Xerox Alto (microcomputador) Desenvolvido no Xerox PARC, é considerado um microcomputador pioneiro sendo o primeiro a utilizar o conceito de desktop (em português, mesa de trabalho), de interface gráfica de usuário, mouse com três botões, conexão com impressora e uso de e-mail.
1973 Crescimento da ARPANET Mais de 30 instituições estavam conectadas por meio de “mini computadores”, chamados então de IMP (do inglês, Interface Message Processor), ou Processadores de Mensagens de Interface.
1973 Surge o INMETRO  Brasil. O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia é uma autarquia federal brasileira que, vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, tem o objetivo de padronizar, garantir qualidade e competitividade aos produtos e serviços disponibilizados pelas organizações brasileiras. O INMETRO possui acordo firmado de padronização com o ANSI.
1974 TCP (Transmission Control Protocol) 

IP (Internet Protocol)

Robert Kahn (1938, Nova Iorque, Estados Unidos) e Vint Cerf (1943, New Haven, Estados Unidos), publicaram um artigo, junto ao IEEE, chamado “A Protocol for Packet Network Intercommunication”, ou seja, um protocolo para intercomunicação de redes de pacotes, anunciando o desenvolvimento do TCP e do IP. Robert e Vint são considerados como os criadores da Internet devido ao desenvolvimento desta suíte de protocolos de Internet, chamada de TCP/IP.
Mapa lógico da Arpanet, 1977. Imagem: Wikipedia / Wikimedia
Mapa lógico da Arpanet, 1977. Imagem: Wikipedia / Wikimedia

Parte 3 (1975 – 1989) – Os computadores pessoais

1975 Surge a Microsoft Corporation Estados Unidos. Empresa de tecnologias diversas como soluções de softwares de computador, produtos eletrônicos, serviços de tecnologia pessoais e corporativos. Microsoft é um acrônimo dos termos em inglês microcomputer e software.
1975 Computadores Pessoais (Personal Computers – PCs) A década de 1970 marca o início da era dos computadores pessoais, com o lançamento de modelos da Intel, IBM, Xerox e Apple. Destaque para o Altair 8800, da MITS (Micro Instrumentation and Telemetry Systems), empresa americana de 1969.
1976 Surge a Apple Computer Estados Unidos. Empresa de tecnologias diversas como soluções de computadores pessoais, softwares de computador e outros produtos eletrônicos.
1976 Surge a Acer Taiwan. Empresa de tecnologia especializada em equipamentos eletrônicos diversos
1977 RSA – Algoritmo de criptografia (nome composto pelas iniciais dos sobrenomes dos seus inventores) Ainda em 1976, nos Estados Unidos, Whitfield Diffie, Ralph Merkle e Martin Hellman, publicam estudos e um artigo sobre sistemas de criptografia de chave pública, para ajudar em um problema fundamental na criptografia, a distribuição de chaves. Em 1977, Ron Rivest, Adi Shamir, and Leonard Adleman (Massachusetts Institute of Technology) publicam um artigo descrevendo um algoritmo para sistemas de criptografia de chave pública chamado RSA, dando origem a criação de um dos algoritmos mais seguros para criptografia, passando a ser utilizado em inúmeras soluções de segurança, como a assinatura e autenticidade de documentos. Em 1982 os três colegas fundaram a RSA Security, empresa focada em soluções de criptografia.
1979 Surge a 3COM  Estados Unidos. Empresa de tecnologia fabricante de equipamentos e soluções para redes fundada por Robert Metcalfe, idealizador do Ethernet. O nome 3COm é uma contração dos termos em inglês Computer Communication Compatibility, ou em português, compatibilidade de comunicação por computador.
1980 Ethernet, padronização e publicação Uma parceria da 3COM, a DEC (Digital Equipment Corporation), a Intel e a Xerox, promoveu a padronização do Ethernet (IEEE 802.3, em 1983) e sua introdução comercial. 
1980 UDP (User Datagram Protocol) Um dos principais protocolos de comunicação da Internet usado para enviar mensagens em uma rede IP, que não exige uma comunicação prévia para configurar canais de comunicação ou caminhos de dados. Mais rápido que o TCP, é utilizado para transmissões e aplicações que precisam ser muito rápidas ou sensíveis ao tempo, como a reprodução de vídeos, as pesquisas DNS ou de data e hora (NTP).
1980 Ethernet – CSMA/CD A tecnologia de colisão da ALOHAnet inspirou Robert Metcalfe na criação do Ethernet e do CSMA/CD (Carrier Sense Multiple Access / Collision Detection), um protocolo de rede para transmissão de dados capaz de detectar colisões de pacotes de dados e evitar que elas ocorram.
1980 DNS (Domain Name System) O sistema de nomes e domínios foi criado por Paul Mockapetris (1948, Boston) e Jonathan Bruce Postel (1943, Altadena, Estados Unidos), mais conhecido como Jon Postel, e se tornou um grande incentivador para o crescimento das redes de computadores, especialmente a Internet, pois possibilitou que nomes mais humanos fossem associados aos endereços IP numéricos, necessários para localização e identificação de serviços e servidores em uma rede.
1981 MS-DOS (Microsoft Disk Operating System) A Microsoft lançou o sistema operacional após ter comprado o projeto que deu origem ao MS-DOS, o QDOS, da empresa Seattle Computer Products. Posteriormente, o MS-DOS deu origem ao OS/2, da IBM, e ao Windows. Sua primeira versão (PC-DOS), foi lançada junto de computadores pessoais da IBM, como o IBM PC 5150, de 1981.
1982 Surge a Sun Microsystems Estados Unidos. Empresa fabricante de computadores, servidores, semicondutores e software. Em 1984, a Sun desenvolveu um protocolo de compartilhamento de arquivos em rede que se tornou definitivo no mercado, o NFS (Network File System). Os servidores da Sun eram baseados no seu próprio processador, o SPARC (1989) e, posteriormente, na sua própria versão do Unix, o Solaris (1992). O nome Sun tem origem de Stanford University Network (ou rede da universidade de Stanford). 
1982 Surge a COMPAQ  Estados Unidos. Ex-funcionários da Texas Instruments fundaram a empresa com foco na construção de computadores pessoais, sendo responsáveis pela produção de alguns dos primeiros computadores da IBM.
1983 Novell Netware – IPX/SPX, protocolo e sistema operacional de rede Estados Unidos. Empresa de softwares e serviços fundada em 1980, que lança seus próprios protocolos de rede baseados no XNS (Xerox Network Systems), da Xerox (1977), como o IPX (Internetwork Packet Exchange), o SPX (Sequenced Packet Exchange) e o NCP (Netware Core Protocol), diferente do protocolo de controle da ARPANET. Em 1996 passou a utilizar o TCP/IP em seus produtos.
1983 Apple Lisa Foi um dos primeiros equipamentos a utilizar o conceito de interface gráfica e a oferecer um teclado e mouse integrado, inspirado nos equipamentos da Xerox. Principalmente devido ao seu alto custo, o Lisa não foi um projeto bem sucedido, sendo substituído pelo Macintosh.
1984 Apple Macintosh e o Mac OS 1.0 A Apple apresenta o Macintosh Personal Computer, um computador com o conceito inovador “all-in-one”, ou seja, com seus principais componentes integrados em uma única estrutura, além de um vídeo monitor, teclado, mouse padrão e armazenamento em disquete. Dando continuidade ao projeto Lisa, o Macintosh OS 1.0 foi o primeiro sistema operacional a ter uma interface gráfica totalmente incorporada, facilitando o uso do computador para o usuário final, diferente de outros sistemas da época que ainda não possuíam uma interface gráfica nativa, apenas terminais com linhas de comando.
1984 Surge a Dell Computadores e a Lenovo Estados Unidos. Empresa de produtos de tecnologias como computadores pessoais, servidores e outros dispositivos, como de armazenamento e de rede. 

China. Empresa de produtos de tecnologias como computadores pessoais, servidores e outros dispositivos, como de armazenamento e de rede. 

1984 ISO e IEC definem o Modelo OSI (Open Systems Interconnection) Importante modelo de referência que permitiu o desenvolvimento de protocolos e tecnologias possibilitando a comunicação entre máquinas e sistemas heterogêneos.
1984 Surge a Cisco Systems Estados Unidos. Empresa de soluções para soluções e produtos de redes e comunicações.
1985 symbolics.com – O primeiro domínio registrado A Symbolics Computer Corporation (Massachusetts, Estados Unidos), estava criando uma linguagem de computador quando decidiu registrar o http://www.symbolics.com, quando “a Internet” ainda estava em seu início e era uma ferramenta militar e acadêmica. Posteriormente, outros registros surgiram como “sun.com”, “apple.com” e “think.com”.
1985 Windows 1.0 A Microsoft lança a primeira versão do seu sistema operacional com uma interface gráfica, o Windows.
1985 Surge a Qualcomm Estados Unidos. Empresa de tecnologia fabricante de chips semicondutores e circuitos integrados que possui um grande número de patentes registradas baseadas em tecnologia.
1986 Surge o IETF (Internet Engineering Task Force) Grupo internacional aberto composto de técnicos, agências, fabricantes, fornecedores e pesquisadores que tem o objetivo de desenvolver e estabelecer padrões, protocolos e tecnologias comuns, promovendo a evolução e a interoperabilidade da Internet, com a colaboração de entidades como a ISO e a W3C. As publicações e recomendações definidas pela IETF são publicadas em documentos denominados RFC (Request for Comments).
1987 ARPANET e a “internet” no mundo O TCP/IP, o DNS e o e-mail incentivaram uma avalanche de atividades na Internet, que já contava com mais de 20 mil conexões. Neste ano, a Cisco comercializa seu primeiro roteador para internet, um equipamento fundamental que permitia a interconexão de redes, ampliando a grande rede global. 
1987 Minix Andrew Stuart Tanenbaum (1944, Nova Iorque, Estados Unidos), um professor de computação, desenvolve o Minix, um sistema operacional baseado no Unix lançado com propósito educacional, que se tornaria base para desenvolvimento do Linux, em 1991. Tanenbaum também é autor de diversos livros sobre ciência da computação. 
1987 Surge a Huawei China. Empresa multinacional de equipamentos para redes e telecomunicações que, ao lado de nomes como a Cisco e Ericsson, se tornaram as maiores fornecedoras de equipamentos para redes e telecomunicações do mundo. Uma das empresas com maior número de patentes registradas baseadas em tecnologia.
1987 Surge a TSMC (Taiwan Semiconductor Manufacturing Company) Taiwan. Empresa de tecnologia fabricante de chips semicondutores e circuitos integrados. Uma das empresas com maior número de patentes registradas baseadas em tecnologia.
1988 Surge a IANA (Internet Assigned Numbers Authority) A IANA é a organização mundial de autoridade máxima na atribuição e distribuição dos endereços IP (números) na Internet e no gerenciamento de “zonas raiz” do DNS (Domain Name System). Jon Postel foi seu fundador e administrador, junto do Information Science Institute (ISI), a University of Southern California (USC) e o Departamento de Defesa dos Estados Unidos. Atualmente, é gerenciada pela ICANN (Internet Corporation for Assigned Names and Numbers).
1988 IRC (Internet Relay Chat) O IRC é um protocolo de aplicação criado por Jarkko Oikarinen (1967, Kuusamo, Finlândia) para permitir a troca de mensagens instantâneas em grupos e fóruns de discussão, chamados de canais, que também permite conversas privadas e transferência de arquivos. Foi a solução pioneira de comunicação mundial em forma de texto sendo utilizado até os dias de hoje.
1988 Surge a TIA (Telecommunications Industry Association) Estados Unidos. A TIA é uma associação de indústrias credenciada pela ANSI para desenvolver padrões para produtos de tecnologia da informação e comunicação.
1988 A chegada da Internet no Brasil A Internet no Brasil conecta universidades e instituições, como a FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e o LNCC (Laboratório Nacional de Computação Científica). O domínio “.br” chegou ao Brasil quando Jon Postel (IANA), delegou a terminação ao grupo que operava as redes acadêmicas no país. Em 1991 a primeira subdivisão do “.br” foi estabelecida aos subdomínios org.br, gov.br, com.br, net.br e mil.br.
1989 A Internet no Brasil – A RNP A Rede Nacional de Pesquisa, financiada pelo CNPq, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, foi fundada com o objetivo de disseminar o uso de redes no país, sob a coordenação geral de Tadao Takahashi (1951, São Paulo, Brasil).
MITS Altair 8800 com CPU Intel 8080, de 1975 - Um dos primeiros computadores pessoais. Imagem: Wikipedia / Wikimedia
MITS Altair 8800 com CPU Intel 8080, de 1975 – Um dos primeiros computadores pessoais. Imagem: Wikipedia / Wikimedia

Parte 4 (1990 – 1995) – Todo dia surge algo na década de 90

1990 Projeto WWW (World Wide Web) Tim Berners-Lee (1955, Londres, Inglaterra) apresenta uma proposta para organizar todas as informações disponíveis na rede do CERN, o laboratório europeu de pesquisa de partículas nucleares, em Genebra, na Suíça, e esta proposta torna-se o projeto da World Wide Web (WWW).
1990 Windows 3.0 e o Windows NT A Microsoft lança o Windows 3.0, que ainda não possuía interface gráfica padrão, apenas alguns aplicativos que rodavam em modo de “janela”, termo que deu origem ao nome do mais famoso sistema operacional da Microsoft, o Windows. Em 1992, o Windows 3.1x era lançado com melhorias significativas, com suporte para vídeos e CD-ROM. O Windows for Workgroups (grupos de trabalho) permitiu ao sistema a conexão com redes NetWare e com o Windows NT, o primeiro sistema operacional de 32 bits da Microsoft, lançado em 1993, para workstations e servidores, com foco nas soluções de software em rede.
1991 Linux Linus Torvalds (1969, Helsínquia, Finlândia) desenvolveu um sistema operacional de código aberto que além de se tornar uma uma alternativa poderosa e acessível aos sistemas operacionais comerciais, influenciou o movimento e os princípios dos softwares de código aberto. O termo Linux surgiu da mistura do nome do seu desenvolvedor e o nome Unix, sistema operacional que serviu de base para o seu desenvolvimento.
1991 HTTP (Hypertext Transfer Protocol) O protocolo de transferência de hipertexto teve seu desenvolvimento iniciado por Tim Berners-Lee, no CERN, em 1989, no projeto que deu origem a WWW.
1993 Mosaic (web browser) O primeiro software que permitia aos computadores a função de “navegar” na Internet foi o MOSAIC, que deu origem a outros navegadores posteriormente. 
1993 Surge o Terravision  Alemanha. Lançamento de um projeto de software pioneiro para representação virtual do planeta Terra, baseado em imagens aéreas e de satélites. 
1993 Surge a NVIDIA Estados Unidos. Empresa de tecnologia fabricante de microchips e unidades de processamento gráfico (GPU, Graphics Processing Unit).
1993 HTML (HyperText Markup Language) O padrão para linguagem de marcação, em tradução livre, foi desenhado para padronizar a exibição de conteúdo de arquivos e documentos nos navegadores e também teve seu desenvolvimento iniciado por Tim Berners-Lee, no CERN.
1993 Linux Slackware O Slackware é uma distribuição (versão remodelada e/ou adaptada) do Linux criada por Patrick Volkerding (1966, Dakota, Estados Unidos). A partir do Slackware, muitas outras distribuições Linux foram criadas, como o SUSE, em 1994. É considerado a mais antiga distribuição do Linux ainda em atividade.
1993 Linux Debian O Debian é uma outra importante distribuição do Linux, criada por Ian Murdock (1973, Califórnia, Estados Unidos). A partir do Debian, muitas outras distribuições Linux foram criadas, como o Linux Ubuntu (1994), Mint (2006), Kali (2013) e o ProxMox (2008), este último, utilizado para a tecnologia de virtualização de hardware. O Debian também é considerado uma das distribuições mais antigas ainda em atividade e por muitas vezes foi o sistema operacional mais utilizado do mundo em servidores.
1993 FreeBSD O FreeBSD é um sistema operacional considerado um Unix de código aberto. Desenvolvido pelo centro de pesquisas de computação da Universidade da Califórnia em Berkeley (UC Berkeley), o nome BSD deriva de Berkeley Software Distribution.
1993 A Internet no Brasil – Primeira conexão em longa distância Com o incentivo da RNP, ocorre a primeira conexão de 64 kbps à distância, entre São Paulo e Porto Alegre.
1994 Surge a W3C A World Wide Web Consortium (W3C) foi fundada por Tim Berners-Lee, dando continuidade ao seu projeto de organizar e padronizar a World Wide Web. É um consórcio internacional com mais de 450 membros como empresas, órgãos governamentais e organizações independentes com o objetivo de estabelecer padrões e protocolos comuns, promovendo a evolução e assegurando a interoperabilidade da Internet.
1994 Surge a Netscape Estados Unidos. Inspirado pelo sucesso do MOSAIC, um dos seus desenvolvedores, Marc Andreessen (1971, Iowa, Estados Unidos), junto de James Henry Clark (1944, Texas, Estados Unidos), fundaram a Netscape, lançando o navegador (browser) de mesmo nome, que se tornaria um grande sucesso entre os milhares de usuários da Internet. 
1995 SSL (Secure Sockets Layer) A Netscape foi responsável por desenvolver o SSL, um protocolo que permitiu a troca de informações digitais com privacidade, autenticação e integridade, fortalecendo a criptografia digital.
1994 Surge o Yahoo! Estados Unidos. Fundado por Jerry Yang e David Filo, o Yahoo é um provedor de serviços de Internet pioneiro nas ferramentas de busca, e-mail gratuito e outros serviços. Foi considerado uma das empresas mais valiosas do mundo nos anos 2000.
1994 Surge a Amazon Estados Unidos. Jeff Bezos (1964, Albuquerque, Estados Unidos) criou uma empresa de venda de livros que, anos depois, tornou-se um dos sites de comércio eletrônico (e-commerce) mais utilizados do mundo. Em 2006, a Amazon lança seus serviços de Internet, a AWS (Amazon Web Services) que se tornou uma das maiores empresas de computação em nuvem (cloud computing) do mundo.
1994 Publicidade na Internet Surgem as primeiras imagens publicitárias (banners) na Internet. Alguns registros indicam que o primeiro banner foi criado pela Modern Media e encomendado pela AT&T, ao acessar o site www.hotwired.com.
1995 JAVA  A Sun Microsystems lança a primeira plataforma universal de software, desenhada a partir das tecnologias utilizadas na Internet e Intranets corporativas, possibilitando aos desenvolvedores escrever aplicativos em uma linguagem de programação única, para executarem em qualquer computador, independente da sua arquitetura. O JAVA tornou-se uma das linguagens de programação mais utilizadas do mundo.
1995 PHP (Hypertext Preprocessor, originalmente, Personal Home Page) Criada pelo canadense e dinamarquês, Rasmus Lerdorf, o PHP é uma linguagem de programação livre para sistemas web que figura entre as mais utilizadas do mundo, que passou a ser utilizado em aplicações como o MediaWiki, o WordPress o Facebook e muitos outros.
1995 Windows 95 O lançamento do Windows 95 contou com uma campanha bilionária da Microsoft, tendo como tema a música dos Rolling Stones (Start Me Up) e propagandas de famosos atores na época da aclamada série Friends. O sistema prometia uma interface gráfica completa e totalmente remodelada, com o famoso menu iniciar e uma barra de tarefas que organiza as janelas e programas em execução, além da compatibilidade com os computadores da época, por meio da tecnologia Plug & Play, que prometia ao usuário a facilidade de instalação de periféricos, dispositivos e placas adicionais e de conter o TCP/IP já integrado ao sistema, permitindo conexão com redes locais (Intranets) e com a Internet. Em 1996 a Microsoft lançou o Windows NT 4.0, sistema operacional para workstations e servidores, com foco nas soluções de software em rede e ambiente corporativo, com interface gráfica semelhante ao Windows 95.
1995 Surge o eBay e o Match.com Estados Unidos. Pierre Omidyar (1967, Paris, França), criou o site que é considerado o pioneiro no ramo de comércio eletrônico (e-commerce) e que se tornou um dos mais utilizados do mundo. Já o match.com é considerado o pioneiro no ramo de encontros e relacionamentos.
1995 Surge a Verisign Estados Unidos. Empresa de serviços de infraestrutura de redes com foco em soluções de segurança que se originou de projetos da RSA Security (1982), tornando-se uma Autoridade Certificadora com licença para uso da criptografia RSA.
1995 A Internet no Brasil – Surge o CGI O Comitê Gestor da Internet no Brasil surgiu com o objetivo de estabelecer padrões e técnicas para o funcionamento da Internet e gerenciar o registros de nomes de domínios, especialmente o domínio de topo “.br” (ccTLD – domínio de topo de código de país), e alocação de endereços IP, de acordo com as diretrizes da IANA. 

Nesta época, a Internet no Brasil se tornava pública, com aproximadamente 400 instituições de ensino e pesquisa e cerca de 60 mil usuários, utilizando 10 mil hosts conectados à Internet, ainda usada, principalmente, por universidades e institutos de pesquisa.

1995 Linux Red Hat Estados Unidos. Em 1995, a Red Hat, fundada em 1993, lança sua distribuição Linux com foco no público corporativo, o RHEL, ou Red Hat Enterprise Linux. O sistema foi um grande sucesso no mercado e deu origem a outras distribuições, como o Fedora (2003), o CentOS (2004) e o Oracle Linux (2006).
1995 Unicode O ISO/IEC-10646 é um código de codificação de caracteres projetado para melhor interoperabilidade que o ASCII, como contendo caracteres dos idiomas de todo o mundo e um número pequeno de formatos e esquemas de codificação conhecidos da máquina para adequar as necessidades de aplicativos e protocolos existentes. Os formatos de Unicode (do inglês, UTF, Unicode Transformation Format) mais utilizados são o UTF-8, UTF-16, e UTF-32, sendo o número representando as unidades de códigos de 8, 16 ou 32 bits.
Screenshot do Windows 3.11. Imagem: Wikipedia / Wikimedia
Screenshot do Windows 3.11. Imagem: Wikipedia / Wikimedia

Parte 5 (1996 2000) – A Internet!

1996 A Internet no Brasil – Surge a Certisign Empresa brasileira de soluções de infraestrutura de chaves públicas para instituições financeiras, empresas e governos realizarem transações bancárias e comerciais por meio de métodos seguros, tornando-se uma das Autoridades Certificadoras brasileiras, responsáveis pela emissão, renovação e cancelamento de Certificados Digitais.
1996 A Internet no Brasil – 100 mil usuários Com o crescimento da rede de telecomunicações (backbone), pela RNP, o Governo e empresas privadas, como a Embratel (fundada em 1965), o Brasil chegava à marca de 100 mil usuários e lançava a primeira rede de mensagens instantâneas via sistema IRC, a BrasIRC.
1996 Surgem o ICQ e o Hotmail O ICQ é um programa de mensagens instantânea que se tornou um dos mais utilizados no mundo, facilitando e popularizando essa maneira de comunicação. O Hotmail foi o primeiro webmail gratuito do mundo, posteriormente adquirido pela Microsoft. 
1996 A Internet no Brasil – UOL (Universo On-Line) O UOL foi o primeiro portal (site) brasileiro de conteúdo e notícias. Em 1998, surgiu o primeiro webmail gratuito brasileiro, ZipMail, que assim como o Hotmail oferecia, somente, “1 MB” de armazenamento para mensagens, que na época correspondia a menos que um disquete (1,44 MB). Posteriormente o ZipMail foi adquirido pelo UOL.
1996 A Internet no Brasil – Bancos O Banco Bradesco foi o pioneiro a utilizar a rede mundial de computadores para integrar suas agências e anunciar o serviço de home banking ou bankline, onde o cliente poderia realizar consultas, tirar extratos e movimentar suas contas por meio de um computador conectado à Internet com navegador compatível com o padrão SSL de criptografia, como o Netscape 2.0.
1996 O primeiro conteúdo “viral” O “bebê dançante” (dancing baby) é um dos primeiros vídeos “virais” do mundo e posteriormente foi chamado de o “pai dos memes”.
1997 A Internet no Brasil – 1,5 milhões de usuários e o IRPF pela Internet O Brasil possui mais de 1,5 milhões de usuários e, no ano seguinte, tornou-se um dos 20 países com mais dispositivos conectados à Internet. Neste ano, o Governo Brasileiro permitiu a entrega do Imposto de Renda (IRPF) pela Internet utilizando o programa ReceitaNet, substituindo a entrega por meios físicos (formulário de papel), que deixou de ser aceito em 2010.
1997 Surge a Netflix Estados Unidos. Marc Randolph e Reed Hastings, observando as empresas de comércio eletrônico, como a Amazon, decidem testar o conceito de venda e aluguel de filmes por CD e DVD. Posteriormente, a Netflix se tornou um dos maiores serviços de streaming e produtora de filmes no mundo.
1998 Surge o Google Estados Unidos. Larry Page e Sergey Brin, ainda enquanto frequentavam a Universidade Stanford, fundaram a empresa que tinha como missão organizar a informação mundial e torná-la acessível e pesquisável. A empresa veio a se tornar uma das maiores e mais valiosas empresas do mundo sendo, dentro de um conceito chamado de big techs.
1998 Surge a VMware Estados Unidos. Empresa de software e serviços para computação em nuvem e virtualização (hypervisors) que permite a criação de máquinas virtuais, com diferentes sistemas operacionais e funcionalidades, dentro de outro, otimizando o uso do hardware (servidores). Posteriormente foi adquirida pela Dell.
1998 Surge o PayPal Estados Unidos. Peter Thiel e Max Levchin fundaram a empresa de software para dispositivos móveis que apenas um ano depois lançaria seu primeiro serviço de pagamentos, direcionando a empresa neste segmento, oferecendo meios de pagamentos e de transferência de dinheiro on-line.
1998 Windows 98 O lançamento do Windows 98, sucessor do Windows 95, foi outro marco na crescente história da Microsoft. O sistema seguia com a evolução em sua interface gráfica, trazendo uma série de inovações neste conceito, e na integração de outros dispositivos, como suporte para o USB. Outras melhorias significativas foram observadas na conexão com as redes internas e à Internet, com aplicativos como o Internet Explorer 4 e o Outlook Express, para uso do e-mail. Em 1999 é lançado MSN Messenger, que se tornou um dos softwares de comunicação instantânea mais utilizados do mundo. 
1998 IPv6 (Internet Protocol version 6) O desenvolvimento de uma nova versão do IP se iniciou em 1993, com o objetivo de antecipar a resolução da exaustão e dos limites do seu antecessor, o IPv4, que se tornou um problema devido ao grande crescimento das redes e dispositivos conectados à Internet. O IPv6 foi anunciado na RFC 2460, em 1998.
1999 Surge o Napster e o P2P Protocol Estados Unidos. Criado por Shawn Fanning e Sean, o Napster é um serviço de streaming de música que, inicialmente, foi um programa de compartilhamento de arquivos em redes P2P (peer-to-peer). Utilizando padrões de compressão para arquivos de áudio e vídeo, criados ainda em 1991 e 1992, como o MPEG (Moving Picture Experts Group), e possibilitando aos seus usuários fazerem o download (cópia) de arquivos MP3 (MPEG Audio Layer III) para seus computadores, o Napster foi responsável pelo primeiro grande episódio judicial entre a indústria fonográfica e a Internet. 
2000 Internet no Brasil – Banda Larga (ADSL) e cabo de fibra óptica submarino No início dos anos 2000, o Brasil já contava com serviços de acesso à Internet considerados de “banda larga”, ou seja, com velocidades de 64 a 128 Kbps, bastante superiores às oferecidas pela linha telefônica e os modems tradicionais (até 54 Kbps), utilizando ADSL (Asymmetric digital subscriber line), uma tecnologia de transmissão de dados de alta velocidade que pode operar por meio da infraestrutura de linhas telefônicas. No final da década de 90, foi inaugurado o primeiro cabo submarino de fibra óptica do Brasil (Fortaleza) aos Estados Unidos, o Americas-II. A rede mundial de fibras ópticas submarinas surgiu na década de 80 sendo que os primeiros cabos submarinos, que era de cobre, existem desde o século XIX (1850)
2000 Os primeiros ataques de negação de serviços (DoS Attack – Deny of Service) Ainda em 1999, um vírus de computador chamado Melissa, criado pelo programador David L. Smith, que afetava documentos do Microsoft Office, deixou a Microsoft e a Intel sem o seu serviço de e-mail. Em 2000, um hacker identificado pelo apelido (nickname) derrubou vários portais da Internet, incluindo o Yahoo!, que na época era muito utilizado para pesquisas e webmail, além do eBay, Amazon e a CNN. Pouco tempo depois, portais brasileiros também sofreram ataques que derrubaram seus serviços, como o UOL, Globo e o IG.
Um disquete do kit de instalação do Windows 3.1. Os Windows 95 e 98 também foram distribuídos em disquetes e em CD-ROM (especialmente o Windows 98). Na imagem também temos um CD do UOL que fornecia um discador de acesso a Internet. Imagem: Do Autor
Um disquete do kit de instalação do Windows 3.1. O Windows 95 e o 98 também foram distribuídos em disquetes e, especialmente o Windows 98, em CD-ROM. Na imagem também temos um CD do UOL, que fornecia um discador com horas gratuitas de acesso à Internet, exigindo um computador com modem e linha telefônica, que ficava ocupada durante a conexão com à Internet. Imagem: Do Autor

Parte 6 (2001 – 2009) – Os celulares

2001 Windows XP, Windows 2000 e o Active Directory O Windows XP (eXPerience) chegou ao mercado com diversas versões, como para uso doméstico, profissional, para dispositivos de baixa performance, para dispositivos embarcados e outras, atendendo necessidades específicas de alguns países. Foi um sistema bastante apreciado pela comunidade e estima-se que a Microsoft vendeu mais de 400 milhões de cópias. Dentre as suas melhorias estavam o suporte a redes sem fio, criptografia de dados e algumas soluções de acessibilidade. O XP teve seu suporte mantido por cerca de 12 anos. 

Antes do XP, a Microsoft ainda lançou o Windows ME (Millenium Edition), no final dos anos 2000, e o Windows 2000, que foi o sucessor do Windows NT 4.0, com foco no ambiente corporativo, com versões professional (para workstations), server (para servidores) e data center server. Junto do Windows 2000, é lançado o Active Directory, um serviço para administração de domínios, computadores e usuários que permite realizar a gestão destes objetos por meio de políticas e diretivas de grupo, chamadas de GPO (do inglês, Group Policy Objects). 

2001 Wikipédia, a enciclopédia livre A Wikipédia é um projeto de enciclopédia multilíngue de licença livre, baseado na web e escrito de maneira colaborativa. Foi lançado em 2001 por Jimmy Wales e Larry Sanger e tem o objetivo de incentivar as pessoas a desenvolver conteúdo educacional livremente Possui mais de 60 milhões de artigos, em 321 idiomas. A Wikipédia usa o software de código aberto chamado MediaWiki, originalmente desenvolvido por Magnus Manske em 2002.
2001 Os ataques terroristas de 11 de Setembro nos Estados Unidos e o seu impacto no mundo da tecnologia Em 11 de setembro de 2001, terroristas sequestraram aviões comerciais de passageiros e colidiram intencionalmente contra as Torres Gêmeas do World Trade Center, em Nova Iorque, provocando seu desmoronamento e causando a morte de quase três mil pessoas. Um outro avião caiu sobre o Pentágono, a sede do Departamento de Defesa dos Estados Unidos. Estes ataques tiveram um impacto significativo em muitas áreas como a segurança nacional, a aviação e a informática, principalmente nos temas de segurança cibernética.
2003 Surge o MySpace Estados Unidos. O Myspace é uma rede social americana com funcionalidades diversas, principalmente com fotos, músicas e vídeos. Foi uma das redes sociais mais populares do mundo até início da década de 2010, perdendo parte do seu público para outras redes sociais.
2003 Surge o Skype Estônia. O Skype é um softwares de comunicação lançado no ano de 2003 por Niklas Zennström, Janus Friis e outros desenvolvedores estonianos, que ofereceu a possibilidade da realização de chamadas telefônicas baseadas em VoIP  (voz sobre IP), incluindo para para telefones fixos e móveis, de videoconferência (entre usuários do Skype) e também mensagens instantâneas e transferência de arquivos. Em 2005 o Skype foi adquirido pelo eBay, por cerca de 2 bilhões de dólares. Em 2011 foi a vez da Microsoft adquirir o Skype por 8,5 bilhões de dólares.
2003 Surge o WordPress CMS (Content Management System) O WordPress é um sistema de gestão de conteúdo para internet de código aberto voltado principalmente para a criação de sites e blogs. Criado por Ryan Boren e Matthew Mullenweg, é considerado uma das ferramentas mais utilizadas para gestão de conteúdo na web.
2003 Surge o LinkedIn Estados Unidos. Fundada em 2002 por Reid Hoffman e Eric Ly e lançada em 2003, o LinkedIn é uma rede social voltada ao uso profissional, em conectar empresas e profissionais e oferecer recursos como a publicação de vagas de emprego, da trajetória profissional de cada profissional e de publicar posts e artigos. Em 2016 o LinkedIn foi adquirido pela Microsoft por cerca de 26 bilhões de dólares.
2003 Windows Server 2003 O Microsoft Windows Server 2003 foi o sucessor do Windows 2000 Server, um sistema operacional desenvolvido para servidores.
2003 Surge a Tesla Motors. Estados Unidos. Empresa automotiva e de armazenamento de energia que desenvolve, produz e vende automóveis elétricos, componentes para motores e transmissões para veículos elétricos e produtos à base de baterias. Seu nome é uma homenagem ao inventor e engenheiro eletricista Nikola Tesla. Atualmente é bastante conhecida por produzir e comercializar automóveis autônomos. 
2004 Surge o Orkut, a rede social mais utilizada no Brasil Projetada por um engenheiro turco do Google chamado Orkut Büyükkökten, a rede social lançada nos Estados Unidos foi um grande sucesso na Índia e no Brasil, onde chegou a possuir mais de 30 milhões de usuários. Foi desativada em 2014 após perder grande parte do seu público para outras redes sociais, como o Facebook
2004 Surge o Facebook Estados Unidos. Fundado por Mark Zuckerberg, Dustin Moskovitz, Chris Hughes e pelo brasileiro Eduardo Saverin, o Facebook é uma rede social de enorme sucesso que atingiu a marca de 1 bilhão de usuários em 2012, desbancando outras redes sociais anteriores. Em 2007, passou a oferecer um plano de classificados, que se chamaria Facebook Marketplace, que o ajudou a tornar-se um dos principais veículos de publicidade do mundo.
2004 Mozilla Firefox O Firefox é um navegador livre e multiplataforma da Mozilla Foundation (2003), uma organização sem fins lucrativos. 
2004 Linux Ubuntu Desenvolvido pela Canonical Ltd. (fundada em 2004 pelo sul-africano Mark Shuttleworth), o Ubuntu é um sistema operacional para computadores e servidores baseado no Linux Debian que, inicialmente, era enviado gratuitamente, por meio de CDs, para qualquer lugar do mundo. Tornou-se um dos sistemas operacionais mais utilizados do mundo e serviu de base para a criação de muitas outras distribuições Linux.
2004 A Internet no Brasil – Internet móvel para celulares A operadora Vivo (2003) anuncia a primeira rede móvel de Internet de terceira geração (3G) no Brasil, chamada de Vivo Zap, que estaria disponível em até 25 municípios brasileiros, com velocidades que poderiam chegar a 2,4 Mbps, dependendo do sinal de cobertura e do equipamento celular utilizado, que deveria contar com a tecnologia 2G (segunda geração, até 144 Kbps) ou 3G (até 2,4 Mbps).
2004 NFC (Near Field Communication) As empresas Philips e Sony criam um acordo para definir uma tecnologia de transmissão de autocomunicação e de baixa proximidade para dispositivos móveis. Em 2010 a Nokia lança o primeiro celular com a tecnologia NFC, que permite a substituição de cartões de crédito ou débito por um celular ou outro dispositivo móvel.
2005 Surge o YouTube Estados Unidos. Três ex-funcionários do PayPal, Chad Hurley, Steve Chen e Jawed Karim, lançam o YouTube, uma plataforma de compartilhamento de vídeos que se torna um sucesso de uso rapidamente. Pouco mais de um ano depois, em 2006, a Google adquire o YouTube por mais de 1 bilhão de dólares. Nesta época, o Google também investia em um serviço bastante interessante, o Google Earth, que posteriormente deu origem ao Google Maps.
2006 Surge o Twitter e a VK Estados Unidos. Criado por Jack Dorsey, Evan Williams, Biz Stone e Noah Glass, a rede social que tinha como objetivo inicial ser uma espécie de “SMS da internet” se tornou uma poderosa ferramenta de comunicação instantânea pelo mundo. A rede social VK, foi lançada por Pavel Durov, na Rússia.
2007 A Internet no Brasil – O anúncio da TV Digital (DTV / HDTV) O Brasil anuncia a implementação da televisão digital, utilizando o padrão ISDB-TB (Integrated Services Digital Broadcasting Terrestrial), baseado no padrão japonês (criado pelas empresas NHK e Sony, em 1971), acrescido de tecnologias desenvolvidas nas pesquisas das universidades brasileiras. O sistema digital substituiria o padrão analógico, garantindo uma grande evolução na qualidade da imagem transmitida e a possibilidade de interatividade entre as emissoras e os espectadores. Outra grande vantagem em desativar a TV analógica foi a de liberar faixas de frequências para uso por outras tecnologias, como a Internet para rede móvel. 
2007 Surge o iPhone O primeiro telefone celular da Apple é considerado um grande divisor de águas no mundo dos dispositivos móveis. Reunindo recursos do seu microcomputador (iMac), do seu dispositivo de música (iPod), câmera fotográfica, GPS e acesso à Internet por meio de uma tela sensível ao toque, chamada de Multi-Touch, que poderia ser controlada com o dedo e não usando canetas como outros celulares semelhantes, o iPhone tornou-se um item cobiçado por todo o mundo e mudaria o rumo do desenvolvimento de aplicativos e serviços para Internet que, até então, ainda eram focados no computador comum. É justo adicionar que, nesta época, algumas fabricantes, como a Motorola, Nokia, HTC,BlackBerry e a Palm, já possuíam modelos de celular que contavam com algum tipo de acesso à Internet, alguns, utilizando o Windows Mobile, precursor do Windows Phone, outras, seus próprios sistemas operacionais.
2007 Surge o Heroku Estados Unidos. Empresa de computação em nuvem (cloud computing) especializada oferecer plataforma como serviços (PaaS), suportando inicialmente a linguagem de programação Ruby e, posteriormente, expandindo para outras inúmeras linguagens.
2008 Surge o Google Cloud Platform Estados Unidos. O GCP, como é mais conhecido popularmente, é a resposta do Google perante o crescimento da AWS, da Amazon, sendo a sua plataforma de computação em nuvem, que também passa a oferecer software como serviço (SaaS), plataforma como serviço (PaaS), infraestrutura como serviço (IaaS), permitindo o desenvolvimento de aplicativos e serviços por meio de data centers globais.
2008 Surge o Spotify Suécia. Serviço de streaming de música, podcast e vídeo que oferece planos de assinatura mensal e recursos freemium, por meio da exibição de propagandas. Se tornou o aplicativo de música mais popular do mundo estando disponível para celulares, desde 2015, e para todos os principais sistemas operacionais do mercado.
2008 Surge o AirBNB (Air, bed and Breakfast) Estados Unidos. Fundado por Brian Chesky, Joe Gebbia e Nathan Blecharczyk, é um serviço on-line que permite as pessoas anunciarem, descobrirem e reservarem acomodações, como quartos, casas, apartamentos e outros meios de hospedagem. Assim como outros aplicativos e serviços, revolucionou sua área de atuação, transformando a maneira das pessoas fazerem turismo, viajar e se hospedar. O nome tem origem da expressão Ar, cama e café da manhã, em português.
2008 Android O desenvolvimento do sistema operacional para dispositivos móveis, o Android, iniciou em 2003, por uma empresa que foi adquirida pelo Google em 2005. A primeira versão comercial do sistema foi lançada pouco mais de um ano depois do iPhone, com o smartphone T-Mobile G1, ou HTC Dream, em 2008.
2008 A Internet no Brasil – 18 milhões de usuários residenciais Neste ano o Brasil registrou dezoito milhões de usuários com acesso à Internet por meio de provedores e links de banda larga residencial, principalmente através do ADSL.
2008 Surge o Bitcoin e o Blockchain O Bitcoin é uma cripto moeda digital descentralizada, de código aberto, desenvolvida por um ou por um grupo de programadores identificados pelo pseudônimo, Satoshi Nakamoto. O objetivo do Bitcoin era de dar uma resposta à crise financeira, possibilitando a substituição do dinheiro físico e a necessidade de intermediação dos bancos nas operações financeiras. O Bitcoin, que permite realizar transações de modo rápido, seguro e anônimo, deu origem a outra importante tecnologia, o Blockchain, considerado um livro-razão que registra todas as operações da moeda.
2009 Surge o WhatsApp Estados Unidos. Fundado por ex-funcionários do Yahoo, Brian Acton e Jan Koum, o WhatsApp é um aplicativo de mensagens instantâneas com foco no celular. Posteriormente, passou a oferecer serviços de compartilhamento de arquivos, de localização, de chamadas de voz e videoconferência.
A primeira versão lançada do iPhone, que ainda não tinha suporte para internet móvel 3G (somente 2G). imagem: Apple Support
A primeira versão lançada do iPhone, que ainda não tinha suporte para internet móvel 3G (somente 2G). imagem: Apple Support

Parte 7 (2009 – 2013) – Tá na nuvem!

2009 Surge o Uber Estados Unidos. Fundada por Garrett Camp e Travis Kalanick, surgiu como um serviço de táxi de luxo que acabou se tornando, por meio de um aplicativo para celular, uma prestadora de serviços na área do transporte privado urbano, permitindo a busca por motoristas próximos a sua localização, com valores mais acessíveis que o serviço de táxi tradicional. Assim como outros aplicativos e serviços, o Uber revolucionou a maneira das pessoas se locomoverem pelas cidades e, até mesmo, influenciou a ideia de decisão de compra de automóveis, despertando muitas críticas e polêmicas pelas empresas de serviços de táxi e transporte.
2009 Surge o Strava Estados Unidos. Fundada por Mark Gainey e Michael Horvath, a Strava, rede social dedicada à prática de esportes, passa a ser uma utilizada por aqueles que têm o esporte como parceiro para uma vida mais saudável, permitindo, usando o celular ou algum outro gadget (relógio, pulseira ou velocímetro, por exemplo), o monitoramento da sua atividade física em tempo real.
2010 O YouTube e seus números Neste ano, a cada minuto, vinte e quatro horas de vídeo eram enviadas ao YouTube, segundo uma página de estatísticas que ele mesmo mantinha. Estes números mostravam que, em 2010, somente o YouTube usava a mesma quantidade de largura de banda que toda a Internet utilizava em 2000.
2010 Surge o Instagram e o Pinterest Criado pelo americano Kevin Systrom e pelo brasileiro Mike Krieger, o instagram é lançado como uma rede social exclusiva para o compartilhamento de fotos. Em 2012, o Facebook adquire o Instagram por aproximadamente 1 bilhão de dólares. Nesta época, passa a permitir a publicação de vídeos, com limite de 15 segundos. Hoje, é uma das redes sociais mais ativas e utilizadas no mundo.

Ainda nesta época surge o Pinterest, também como uma rede social para o compartilhamento de fotos que passa a ser considerada uma das maiores redes sociais do mundo.

2010 Os data centers se tornam cada vez mais necessários Desde o ano 2000 foram construídos mais de mil data centers. Alguns custaram cerca de 500 milhões de dólares e eram resistentes a furacões ou outras catástrofes naturais, garantindo o armazenamento e processamento de dados e informações mesmo em momentos de caos e instabilidade.
2010 Microsoft Azure  A Microsoft lança sua plataforma de computação em nuvem, oferecendo software como serviço (SaaS), plataforma como serviço (PaaS), infraestrutura como serviço (IaaS), suporte à inúmeras linguagens de programação, ferramentas e frameworks diferentes, permitindo o gerenciamento e desenvolvimento de aplicativos e serviços por meio de data centers globais.
2010 Samsung Galaxy S A Samsung, que já se consolidava como uma das maiores fabricantes de celulares e dispositivos móveis do mundo, lança sua linha de smartphones e tablets de ponta, a série “S”, que se tornou a principal linha de smartphones da marca.
2011 A Internet no Brasil – Chegada da Netflix e os grandes números do comércio eletrônico. No ano em que a Netflix chega a 43 países, incluindo o Brasil, o país tem uma velocidade média de acesso à internet de 512 kbps a 2 Mbps em 48% das conexões sendo o restante entre 512 Kbps e até acima de 10 Mbps (6% dos acessos). O país fatura mais de 18 bilhões de reais em sistemas de ecommerce em apenas 20% dos internautas que já haviam comprado pela Internet até então.
2011 Surge o Snapchat Estados Unidos. Desenvolvido por três estudantes da Universidade de Stanford, Evan Spiegel, Bobby Murphy e Reggie Brown, o aplicativo é uma rede social que se popularizou por permitir a publicação de vídeos temporários, com duração de 24 horas, além de oferecer diversos recursos à câmera do celular, os chamados filtros, que produzem efeitos especiais em tempo real. Pouco mais de um ano após o seu lançamento mais de 1 bilhão de fotos já haviam sido compartilhadas pelo aplicativo.
2012 O Facebook chega aos 400 milhões de usuários.  A quantidade de usuários do Facebook já é considerada a terceira maior população de pessoas no mundo, ficando atrás apenas da China e da Índia.
2012 A Internet no Brasil – Celulares predominam na chegada do 4G No ano em que o Facebook ultrapassou o Orkut em número de usuários no Brasil, temos as marcas de 80 milhões de usuários de internet banda larga, 99 milhões de computadores e mais de 250 milhões de linhas móveis ativas. Neste ano tivemos a chegada da quarta geração de telefonia móvel no Brasil, o 4G, nas cidades de Recife (2012) e Curitiba (2013), época onde foi registrada a venda de 40 milhões de smartphones.
2012 O Facebook chega a 1 bilhão de usuários e o tráfego de “robôs” ultrapassa o tráfego humano. Mantendo o posto de maior rede social do mundo, o Facebook chega a incrível marca de 1 bilhão de usuários no mundo, que também tem a marca de dois milhões de mensagem de SPAM trafegando pela internet a cada segundo, onde os seres humanos representam 49% do tráfego da Internet e, o restante, são atividades automatizadas, chamadas de robôs, ou seja, softwares programados para executarem ações, grande parte, maliciosa, com o objetivo de atacar ou invadir sistemas e contas de usuários. 
2012 Assistentes Pessoais Inteligentes: A Apple Siri (2010) e Google Now A Apple Siri (2010) e o Google Now (2012) são aplicativos de assistente pessoal inteligente que tem o objetivo de ajudar o usuário em suas dúvidas e atividades rotineiras, como em responder perguntas ou lembrar de algo. Outras grandes empresas de tecnologia, como a Amazon (Alexa, em 2014), a Microsoft (Cortana, 2014) e a Samsung (Bixby 2017), também passam a lançar ou aprimorar seus serviços e equipamentos deste gênero.
2012 Internet no Brasil – A Lei Carolina Dieckmann A Lei nº 12.737/2012, popularmente conhecida pelo nome da atriz brasileira, Carolina Dieckmann, que foi vítima de um caso de violação de privacidade, onde técnicos de informática compartilharam fotos digitais pessoais de maneira não autorizada, foi anunciada com o objetivo de proteger a segurança e a privacidade dos dados dos usuários, estabelecendo penalidades para quem violar dispositivos alheios sem autorização.
2013 O YouTube e o video mais visto do mundo O vídeo da música Gangnam Style, do rapper PSY, tornou-se o mais visualizado do mundo atingindo a incrível marca de 1,3 bilhões de visualizações.
2013 Surge o Telegram Rússia. Fundado pelos irmãos Nikolai Durov e Pavel Durov, também fundadores de uma das maiores redes sociais do mundo, a russa VK, o aplicativo de mensagens instantâneas, chamadas de voz e vídeo, permite o envio de qualquer tipo de arquivo e oferece, desde então, criptografia de ponta a ponta, garantindo segurança e privacidade na troca de informações por meio do serviço.
Foto da parte traseira de um rack de servidores de um data center. Imagem: Pixabay
Foto da parte traseira de um rack de servidores de um data center. Imagem: Pixabay

Parte 8 (2013 – 2018) – Cibersegurança

2013 Edward Snowden e o escândalo da americana NSA (National Security Agency) O então administrador de sistemas da CIA (Central Intelligence Agency, ou a Agência Central de Inteligência), o americano Edward Snowden, torna público detalhes sobre programas da agência de segurança do governo dos Estados Unidos (NSA), que efetuaram um tipo de espionagem e vigilância global, monitorando redes, interceptando tráfego de informações e acessando dispositivos, como computadores, câmeras e celulares, de maneira não autorizada, utilizando as redes e servidores de empresas como o Google, Apple e Facebook. Os documentos comprovaram que o Brasil teve milhões de mensagens de e-mail e ligações interceptadas, incluindo conversas da então presidente, Dilma Rousseff. O Brasil afirmou que os atos eram inadmissíveis e inaceitáveis e instalou uma CPI para investigar o caso, incluindo a abertura de um inquérito pela Polícia Federal. O caso também serviu de base para a criação do Marco Civil da Internet. 
2014 A Internet no Brasil – Chegada do Uber e 50% dos domicílios conectados No ano em que o Uber chega ao Brasil, já atendendo a Europa e oferecendo serviços de táxi aéreo na cidade de Nova Iorque, o país supera os cento e vinte milhões de usuários de internet banda larga, atingindo mais de 50% dos domicílios no Brasil. Neste ano, o LACNIC anunciou o fim do estoque de endereços IPv4 não alocados. 
2014 O YouTube e seus números. A publicidade digital supera a de TV e as transações de BitCoin Segundo a página de estatísticas que o serviço mantia, a cada minuto, 100 horas de vídeo eram enviadas ao YouTube, sendo que mais de seis bilhões de horas de vídeo eram assistidas por mês, o que dava cerca de uma hora por pessoa no planeta. Neste ano, nos Estados Unidos, o faturamento de publicidade digital (na Internet) superou o da televisão tradicional. Outro número interessante são as 60 mil transações diárias efetuadas por meio da criptomoeda Bitcoin.
2014 Cirurgias à distância e carros autônomos O hospital St Joseph’s, em Hamilton, Canadá, possui um “robô cirurgião” que, controlado remotamente, conduziu mais de 20 operações, como do colo e reparos de hérnia. Na Califórnia, Estados Unidos, os carros autônomos do Google já são realidade e começam a circular pelas estradas ainda em modo de testes. Audi, BMW, Toyota e outras montadoras também já anunciam tecnologias para que seus automóveis dispensem os motoristas.
2014 A Internet no Brasil – O Marco Civil da Internet e um novo cabo submarino A Lei nº 12.965/2014, conhecida como o Marco Civil da Internet, é uma legislação brasileira que estabelece princípios, garantias, direitos e deveres para o uso da Internet no país, promovendo a neutralidade da rede, a privacidade e a proteção de dados pessoais e responsabilidades dos provedores em seus serviços. Foi uma das respostas ao caso de espionagem da agência americana de segurança, a NSA, revelado ao mundo em 2013. Neste ano, outro importante acontecimento é anunciado no Brasil, a implantação de um novo cabo submarino de fibra óptica. Ao custo anunciado de 500 milhões de reais, o cabo interconectaria o Brasil e a Europa.
2015 O WhatsApp e o Instagram O aplicativo de mensagens instantâneas com acesso exclusivo de celulares, atingiu a marca de 900 milhões de usuários ativos, deixando outros grandes nomes como o MSN Messenger e Skype para trás, principalmente devido a sua integração com o número do telefone/cartão SIM (do inglês, Subscriber Identity Module) e facilidade de uso, que dispensava a necessidade de login e senha. Neste ano, o Instagram, que havia sido adquirido pelo Facebook em 2012, por cerca de 1 bilhão de dólares, atingiu a marca de 400 milhões de usuários ativos no mundo. O Facebook também anunciou a compra do WhatsApp em 2014, por um valor colossal de 22 bilhões de dólares. Em 2015, as operadoras de telefonia celular anunciaram a perda de mais de 22 milhões de linhas.
2014 O Facebook, a Cambridge Analytica e o escândalo de dados Em 2014, uma empresa de consultoria política britânica, fundada em 2013, começou a recolher dados e informações identificáveis dos usuários do Facebook e utilizou estes dados para influenciar a opinião destes usuários (eleitores) em vários países por meio de campanhas políticas pela Internet. Em 2015 as notícias sobre o uso indevido de dados pessoais para fins políticos começava a emergir, até que em 2018 o caso veio à tona, ocasionando a queda da Cambridge Analytica e, por parte do Facebook, pedidos de desculpa do seu fundador e CEO, Mark Zuckerberg, que alegou a questão como sendo um problema e que seria corrigido com alterações e reformas no Facebook, para impedir erros semelhantes.
2015 A Internet no Brasil – Crimes cibernéticos no Brasil e pelo mundo O Brasil registra um aumento de 197% em crimes cibernéticos e fica em segundo lugar na classificação mundial de fraudes bancárias que, nesta época, já realizava, pelo menos, 45% de todas as transações bancárias de maneira digital. No mundo, 1 bilhão de dólares foram roubados de bancos somente com crimes digitais.
2016 Cirurgias com micro robôs, carros autônomos e entrega de produtos usando drones O robô-origami, desenvolvido por pesquisadores do MIT, da universidade de Sheffield (Reino Unido) e do instituto de tecnologia de Tóquio (Japão), permitiu a retirada de pequenos objetos engolidos pelos seres humanos sem a necessidade de cirurgia. Neste ano, a Tesla anuncia carros 100% autônomos, a Uber testa carros autônomos comerciais e a Amazon realiza a primeira entrega de produtos usando drones.
2016 Surge o TikTok China. Lançado pela empresa de tecnologia ByteDance, o Douyin, como é conhecido na China, foi desenvolvido como uma rede social para criação e compartilhamento de vídeos curtos (entre 15 segundos e 3 minutos) e que, pouco mais de um ano depois, lançado com o nome de TikTok, já atingia a marca de 500 milhões de usuários ativos no mundo. Em 2019 atingiu a marca de 1 bilhão de usuários.
2016 Data center no fundo do mar O projeto Natick, da Microsoft, começou a testar a instalação de data centers (em formato de cilindro, semelhante a um contêiner, capaz de comportar mais de 800 servidores) no fundo do oceano com objetivos de economia e sustentabilidade, já que pode se manter ativo por meio de energia solar, eólica, além das ondas e das marés. Neste ano, discos de estado sólido (SSD) de alta capacidade (13 TB) e velocidade foram anunciados para data centers.
2016 A Internet no Brasil – Compras via e-commerce e links de alta velocidade As compras feitas pela Internet superam as feitas em lojas físicas, que ainda preferem o computador como meio preferido para a ação. Uma pesquisa da CNI, a Confederação Nacional da Indústria, indicava que 74% dos brasileiros nunca haviam comprado pela Internet. Nesta época, as operadoras nacionais passaram a oferecer links de acesso à Internet com velocidades que poderiam chegar a 300 Mbps, utilizando GPON (do inglês, Gigabit-capable Passive Optical Network) e fibra óptica (FFTH / FFTC / FFTB, do inglês, Fiber to the home, curb or building) que pode chegar diretamente em casa, aos postes mais próximos ou ao prédio e/ou condomínio. 

Em 2016, a Netflix anunciou que superou a marca de 75 milhões de usuários no mundo.

2017 O ransomware e mais crimes cibernéticos O vírus WannaCry, categorizado com um ransomware (malware de resgate ou extorsão), que criptografa os arquivos de um computador, servidor ou de toda uma rede, infectou cerca de 200 mil computadores em 150 países, causando prejuízos que ultrapassam os 5 bilhões de dólares. Ainda em 2017, uma quadrilha de hackers roubam 900 mil dólares de bancos usando um malware para Android chamado Cron, que infectou mais de um milhão de dispositivos, principalmente na Rússia e Europa, até que os envolvidos foram presos.
2017 Smartphones – 5 bilhões de pessoas Das 5 bilhões de pessoas que possuem um smartphone, a China (que possui mais de 1 bilhão) e a Índia são os países com a maior quantidade de aparelhos móveis, seguindo da Europa, onde 86% da população possui um aparelho. Neste época, a música Despacito torna-se a mais ouvida e vista da história, com mais de 3 bilhões de visualizações. 
2017 A Internet no Brasil – um novo cabo submarino O Brasil anunciou o início da instalação do primeiro cabo submarino de fibra óptica interconectando o Brasil e a África, o qual foi ativado no ano seguinte.
2018 Crimes cibernéticos geram bilhões de prejuízos Ainda com a ajuda dos malwares do tipo “ransomwares”, que não param de surgir, alguns relatórios revelam que crimes cibernéticos geraram prejuízos de quase 600 bilhões de dólares.
2018 A União Europeia anuncia a GDPR (General Data Protection Regulation) O regulamento geral de proteção de dados, é uma legislação da União Europeia que estabelece regras para o tratamento de dados pessoais e a proteção da privacidade dos seus cidadãos como definindo padrões para a coleta, armazenamento, processamento e armazenamento, processamento e transferência de dados pessoais, visando garantir a privacidade e a segurança dos indivíduos, exigindo que as organizações informem claramente como os dados pessoais serão usados e tenham autorização explícita para processar seus dados pessoais, além de outras medidas de responsabilidade e transparência para as organizações que lidam com dados pessoais, exigindo a implantação de medidas de segurança e privacidade adequadas. A GDPR serviu como modelo e influenciou diretamente a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) no Brasil, que entrou em vigor em setembro de 2020. 
O ransomware, que criptografa arquivos de um computador ou de uma rede e exige o pagamento para a sua liberação, se tornou um dos malwares mais temidos dos últimos tempos. Imagem: Pixabay
O ransomware, que criptografa arquivos de um computador ou de uma rede e exige um pagamento para a sua liberação, se tornou um dos malwares mais temidos dos últimos tempos. Imagem: Pixabay

Parte 9 (2018 – 2021) – Tá na nuvem!

2018 Aeroportos dos EUA anunciam uso do reconhecimento facial.  Aeroportos dos Estados Unidos começam a usar reconhecimento facial para identificação de pessoas com o objetivo de proteger o país identificando criminosos. 
2018 SpaceX e Uber Neste ano, a SpaceX (Estados Unidos, 2002, fabricante de sistemas aeroespaciais e transporte espacial) lançou um foguete reutilizável, o Falcon Heavy. E, neste mesmo ano, o Uber anunciou seu primeiro acidente fatal envolvendo carros autônomos. 
2018 Nanorrobôs Utilizando nanotecnologia, pesquisadores e cientistas do departamento de engenharia mecânica e de automação da Universidade Chinesa de Hong Kong, conseguiram controlar os movimentos de nanorrobôs (que possuem tamanho de dimensões moleculares) que foram inseridos dentro do corpo humano usando magnetismo. Estes nanorrobôs podem auxiliar cirurgiões na realização de exames médicos mais complexos.
2018 A Internet no Brasil – Vazamento de dados, fake-news e o lançamento do 5G O ano de 2018 foi marcado pelo grande vazamento de dados de muitas empresas e entidades, como o Facebook, Twitter, Uber, Yahoo, além das brasileiras, Netshoes, C&A, Polícia Federal, Banco Inter, Stone Pagamentos, FIESP e Sicredi. O Brasil também liderou a lista no ataque de mineração de criptomoedas, com o maior número de roteadores da MikroTik desatualizados e infectados. 

Ainda em 2018, com as eleições presidenciais no Brasil, temos a popularização do termo fake news, que são notícias falsas geradas com o objetivo de enganar, manipular ou influenciar a opinião pública, muitas vezes com motivações políticas, ideológicas, comerciais ou sensacionalistas. Para combater o problema, surgem as agências de checagem de dados (fact-checking), que se comprometem a combater a desinformação.

No final de 2018, o mundo anunciou a quinta geração de Internet móvel para celulares e banda larga, o 5G, com a expectativa de levar conectividade para bilhões de dispositivos IoT.

2018 A Internet no Brasil – Unicórnios Grandes capitais e cidades brasileiras passam a oferecer a locação de bicicletas, por meio da empresa de tecnologia (startup) brasileira Yellow (2017), e patinetes elétricos, por meio da mexicana Grin (2018), que, pouco tempo depois anunciaram sua fusão com a fundação da Grow Mobility (2019).

Nesta época, o Brasil contava com cinco empresas de tecnologia avaliadas em mais de 1 bilhão de dólares: PagSeguros (São Paulo, 2006), 99 Taxi (São Paulo, 2012 – considerada a primeira startup unicórnio do Brasil), iFood (São Paulo, 2011), Stone Pagamentos (Rio de Janeiro, 2012), Nubank (São Paulo, 2013).

2018 Surge a QuEra Computing Estados Unidos. A QuEra (acrônimo do termo em inglês, Quantum Computing with Neutral Atoms), que significa Computação Quântica com Átomos Neutros, é uma empresa que desenvolve computação quântica a partir de pesquisas da Universidade de Harvard e do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts).
2019 Cabos submarinos ultra rápidos. Uniformes escolares com chips para localização Ainda em 2017, a Microsoft e o Facebook firmaram uma parceria para ativar um cabo submarino de fibra óptica entre os Estados Unidos e a Espanha, o Marea. Em 2019 este cabo bateu um recorde para cabos de longa distância (6,6 mil km), atingindo a velocidade de 26 terabits por segundo. 

O governo da China adota, em 10 escolas da província de Guizhou, uniformes escolares com dois chips para localização e reconhecimento facial de alunos, indicando entradas e saídas da escola

2019 A Internet no Brasil – Novo cabo submarino, multa por vazamento de dados e sistema de reconhecimento facial O cabo submarino óptico entre BR e Europa começa a ser construído. Netshoes paga 500 mil reais de multa após vazamento de dados (sem LGPD). A política brasileira começa a identificar criminosos usando sistemas de reconhecimento facial espalhados pelas principais cidades do país.
2019 Starlink Um projeto de telecomunicação global, desenvolvido pela SpaceX, que foi iniciado em 2014, passa a oferecer Internet utilizando uma constelação de satélites. Atualmente a Starlink possui mais de 5 mil satélites com cobertura para mais de 70 países.
2019 Hackers distribuem 2 bilhões de credenciais A lista reunia dados de uma série de vazamentos de dados ocorridos nos últimos anos, como do Dropbox, Yahoo e Linkedin.
2020 A LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) Legislação brasileira que entrou em vigor em setembro de 2020 e estabelece regras para o tratamento de dados pessoais por organizações públicas e privadas no Brasil, com o objetivo de proteger a privacidade e os direitos dos titulares dos dados. 
2020 A Pandemia do Coronavírus / COVID-19 (Coronavírus disease 2019)  Com o anúncio da pandemia, o mundo foi obrigado a se adaptar com estratégias para o combate da doença, como o isolamento social. Junto de acontecimentos bastante negativos, com alta mortalidade, a pandemia teve vários efeitos no mundo da tecnologia como o aumento do trabalho remoto e da colaboração on-line, do uso do comércio eletrônico, da educação on-line, das estratégias de telemedicina, de segurança cibernética e da aceleração digital em um âmbito geral.
2021 A Internet Móvel no Brasil – Avanço do 5G A quinta geração de internet móvel é uma evolução da conexão 4G e que tem como grande objetivo oferecer alta velocidade de acesso para um gigantesco número de dispositivos conectados. Neste ano, com o leilão de concessão de operação das faixas de frequência do 5G, todas as capitais brasileiras passaram a disponibilizar esta tecnologia. 
A Pandemia teve grandes efeitos no mundo da tecnologia como o aumento do trabalho remoto, uso do comércio eletrônico e da educação on-line. Imagem: TechTudo / Zoom
A Pandemia teve grandes efeitos no mundo da tecnologia como na popularização do trabalho remoto, no aumento do uso do comércio eletrônico e no avanço da utilização da tecnologia em esferas públicas e na educação on-line. Imagem: TechTudo / Zoom

*Última atualização deste post: Janeiro de 2024.

*Com informações de: Museu de História do Computador – Quem inventou a Internet, Rand.Org – Paul Baran e a origem da Internet, NPL – Laboratório Nacional de Física da Inglaterra – Timeline, Internet Society – A Brief History of the Internet, Folha de São Paulo – Bradesco amplia serviço na Internet em 1996, Governo do Brasil – Imposto de Renda – História 1997, Apple Support, Governo do Brasil – Cabos Submarinos, El País – Cibercrime no Brasil em 2015, NIC.BR – Introdução ao IPv6, Revista Veja – Hackers e cibercrimes em 2017, Revista Época – Startup desenvolve robô advogado, Forbes – Coronavirus e o mercado de tecnologia em 2020, Governo Brasileiro – Fibra óptica em 99% dos municípios em 2021, Revista Veja – Cirurgias com robôs, CETIC / NIC.BR – Banda Larga no Brasil, Jornal O Globo – Brasileiros e Ecommerce, Agência EBC e Ibope – 74% dos brasileiros nunca compraram pela internet, Agência EBC – Cibercrimes em 2016, TIInside – Crimes cibernéticos em 2018, Tecmundo – Vazamentos de dados em 2018, QuEra – Computação Quântica com Átomos Neutros.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.