No posts anteriores vimos a parte 1 e parte 2 de um resumo de soluções de software gratuitas, livres e/ou de código aberto bem conhecidas no mercado, com as quais tive a oportunidade de trabalhar ou de ter algum tipo de contato. Nesta parte 3, vamos conhecer outras 10 soluções bem populares na comunidade tech e muito utilizadas por aí.
E, para começar, decidi falar do Apache HTTP, uma solução muito importante na comunidade do software livre e de código aberto, que ajudou a popularizar o acesso à Internet, influenciando o desenvolvimento de páginas web e diversas tecnologias relacionadas, como a linguagem PHP.
Nome da solução: Apache HTTP Server
Tipo: servidor web (HTTP server)
Descrição: servidor de páginas web de código livre criado em 1995 por um grupo de desenvolvedores da NCSA (National Center for Supercomputing Applications) e mantido pela Apache Software Foundation* desde a sua fundação, em 1999. Multiplataforma e compatível com diversas linguagens de programação populares, o Apache, conhecido por sua robustez, capacidade de lidar com grandes volumes de tráfego e bastante personalizável através de módulos, é um dos servidores HTTP mais utilizados do mundo, junto do Nginx e do IIS, da Microsoft.
Site oficial: https://httpd.apache.org
> O conjunto de soluções Linux, Apache, MySQL/MariaDB e PHP (LAMP) formam uma stack muito famosa do mundo da tecnologia que é responsável pela arquitetura de muitas soluções de software, incluindo várias citadas nestes posts sobre softwares livre / de código aberto.
Nome da solução: Apache Guacamole
Tipo: servidor de acesso remoto
Descrição: uma solução de gateway para acesso remoto open source (também chamado de Jump Server), a servidores, computadores e máquinas virtuais, através do navegador (browser). Facilita a gestão do acesso a computadores e servidores, que podem ser isolados em uma rede local (como uma DMZ) aumentando sua segurança, por meio dos protocolos RDP, comum em sistemas Microsoft, SSH, comum em sistemas Linux e derivados, e VNC, aplicativo popular para conexão remota a desktops, compatível com Windows, Linux e macOS. Sua gestão é realizada via interface web.
Site oficial: https://guacamole.apache.org
> Já publiquei uma apresentação do GM anteriormente neste link.
Nome da solução: e107
Tipo: gerenciador de conteúdo (CMS / Content Management System)
Descrição: sistema livre e aberto de gestão de conteúdo desenvolvido para criação de sites (páginas web) e Intranets (páginas internas, de acesso restrito). Possui uma grande variedade de plugins, incluindo integradores com outros sistemas, como o Active Directory. Sua gestão é realizada via interface web.
Site oficial: https://e107.org
> Aqui está um link interessante sobre a instalação do e107.
Nome da solução: FOG
Tipo: clonagem de sistemas operacionais (ghost)
Descrição: solução de software em rede para a gestão e implantação de sistemas operacionais (clonagem). O FOG (Free Opensource Ghost) é uma excelente solução para que sistemas operacionais pré-configurados e/ou personalizados (imagens de sistemas operacionais) sejam instalados (clonados) em computadores, rapidamente, através de uma rede local (LAN). Sua gestão é realizada via interface web.
Site oficial: https://fogproject.org
> Já publiquei uma apresentação do FOG anteriormente neste link.
Nome da solução: Jitsi
Tipo: solução de voz e videoconferência
Descrição: plataforma livre e open source de comunicação e videoconferência com foco em privacidade e segurança, compatível com Linux, Windows, Mac OS e dispositivos móveis e que suporta diversos protocolos populares de mensageiros instantâneos e de telefonia. Sua gestão é realizada via linha de comando e interface web.
Site oficial: https://jitsi.org
> Aqui está um link interessante sobre a instalação do Jitsi.
Nome da solução: Terraform
Tipo: infraestrutura como código (IaC / Infrastructure as a Code)
Descrição: software para gestão de infraestrutura via código, desenvolvida pela americana HashiCorp. Através de uma linguagem de configuração de alto nível (HCL / HashiCorp Configuration Language) e de sintaxe simples, permite provisionar e gerenciar toda uma infraestrutura de tecnologia em vários serviços de nuvem (como Oracle OCI, Amazon AWS, Microsoft Azure e Google GCP), por isso, é uma das ferramentas de automação de infraestrutura mais populares disponíveis, principalmente para ambientes multi cloud. Sua gestão é realizada via linha de comando.
Site oficial: https://www.terraform.io
> Aqui estão alguns links para a instalação e configuração do TF.
Nome da solução: Keycloak
Tipo: gestor de identidade e acessos (IAM / Identity and Access Management)
Descrição: solução open source de autenticação e gerenciamento de identidade que permite a implementação de autenticação única (SSO) e controle de acesso em aplicações através de vários protocolos como OAuth, SAML e OpenID e funcionalidades como autenticação em duas etapas (MFA/2FA), gestão de permissões e perfis e serviços de tokens seguros (STS). O KC, anteriormente mantido pela Red Hat, é um projeto CNCF (Cloud Native Computing Foundation) da Linux Foundation desde 2023. Sua gestão é realizada via interface web.
Site oficial: https://www.keycloak.org
> Aqui está um link interessante sobre a instalação e (diversas) configurações do KC.
Nome da solução: Wazuh
Tipo: plataforma de gestão de eventos de segurança (SIEM / Security Information and Event Management)
Descrição: solução open source de segurança unificada com funções de SIEM, IDS e XDR (gestão de eventos, detecção de intrusões e resposta a incidentes) para endpoints, ambientes virtualizados, cloud workloads e containers. Permite identificar possíveis atividades suspeitas através da análise de logs, arquivos e tráfego de rede. Sua gestão é realizada via interface web.
Site oficial: https://wazuh.com
> Aqui está um link interessante sobre a instalação do Wazuh.
Nome da solução: Webmin
Tipo: gerenciador de servidores Linux
Descrição: solução de gestão de servidores Linux, tendo sua primeira versão lançada em 1997, o Webmin permite realizar as configurações nativas do Linux, como a administração de usuários e grupos, gerenciamento de serviços, firewall, interfaces de rede, crontab e quotas de disco, e gerenciar uma grande quantidade de serviços terceiros, como o Apache HTTP, MySQL/MariaDB, PostgreSQL, ProFTPD, OpenSSH Server, Bind DNS, DHCP Server, Bacula Backup e outros. Sua gestão é realizada via interface web.
Site oficial: https://webmin.com
> Já publiquei uma apresentação do WM anteriormente neste link.
Nome da solução: Moodle
Tipo: sistema de gerenciamento de aprendizado (LMS / Learning Management System)
Descrição: solução de software livre para gestão de aprendizado, que possibilita a publicação de cursos, aulas e ambientes de ensino on-line. O Moodle (nome é o acrônimo de Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment), que foi lançado em 2001, se tornou uma importante ferramenta na promoção da educação on-line (e-learning), estando disponível em mais de 70 idiomas e presente em mais de 175 países. Sua gestão é realizada via interface web.
Site oficial: https://moodle.com/pt-br
> Aqui está um link interessante sobre a instalação do Moodle.
*Sobre a Apache Software Foundation
A Apache Software Foundation é uma organização sem fins lucrativos criada em 1999 para suportar os muitos projetos, principalmente de software livre ou open source, desenvolvidos e mantidos por ela, que são distribuídos sob a licença Apache e que desempenham um papel fundamental no mundo da tecnologia. É composta por uma comunidade descentralizada de desenvolvedores de software e mantida, principalmente, por doações e apoio de grandes corporações, como a IBM, Oracle, Apple, Amazon, Facebook, GEICO, Google, Huawei, Microsoft, VISA e outras. A Apache Foundation funciona com um sistema de meritocracia, assim, seus membros são compostos por voluntários que devem ter participado ativamente de projetos Apache e que são gerenciados por pessoas escolhidas entre os técnicos que contribuem mais ativamente dentro de todos os participantes do projeto.
Site oficial: https://www.apache.org
Nos próximos posts veremos outras soluções gratuitas e/ou open source* bem conhecidas no mercado de tecnologia, como o Jenkins, Grafana, OpenFire, TeamPass, vTigerCRM, Recalbox, mais da Apache Foundation e muitos outros.
Nem todas as soluções descritas neste post são realmente open source, ou seja, com código-fonte aberto e uso livre. Algumas podem ser apenas gratuitas, limitadas ao uso em ambientes domésticos ou oferecidas em versões community (comunidade), que disponibilizam parte do seu sistema de maneira gratuita e uma alternativa mais completa e/ou com suporte dedicado em uma versão comercial. Além disso, é importante destacar que existem várias licenças de código aberto, como a GPL (General Public License), MIT e Apache, cada uma tendo suas próprias condições e restrições. Por fim, vale ressaltar que, mesmo sendo open source e gratuitas, muitas destas soluções podem exigir algum tipo configuração manual, que demanda conhecimento técnico especializado, além de recursos computacionais próprios para sua hospedagem e utilização.
Gostou dest post? Então não deixe de conferir A história da Internet: uma linha do tempo sobre a origem e evolução da maior revolução tecnológica do mundo.
*Com informações dos sites oficiais das ferramentas e soluções citadas neste post.