Redes de Computadores

O que você diria se soubesse que o seu computador e o seu celular (smartphone) estão conectados a todos os computadores do mundo, inclusive aos servidores da NASA?

É, você pode não acreditar, mas, tudo que está conectado à Internet está, mesmo que indiretamente, conectado entre si. Uma rede é um conjunto de dispositivos que podem trocar informações e recursos entre si e a Internet é a rede mundial de computadores, ou seja, as redes são parte fundamental do universo tecnológico em que vivemos.

Segundo a Cisco, uma empresa multinacional de soluções de rede e telecomunicações, até o ano de 2020 (que está quase aí), 50 bilhões de dispositivos estarão conectados à Internet. O conceito de IoT (do inglês, Internet of Things), a Internet das Coisas, prevê que qualquer dispositivo com possibilidade de conectar-se à internet, como carros, geladeiras, fechaduras, roupas (isso mesmo, roupas) e entre outras coisas, converse com outros equipamentos já conectados, como computadores e celulares.

Há 20 anos seria difícil imaginar algo parecido com isso, mas hoje, que quase tudo pode ser feito pela Internet, é fácil imaginar que seu carro poderá ser gerenciado pelo celular, que um robô lhe ajudará em seu trabalho ou nas atividades domésticas, que sua geladeira emitirá um pedido automático de compras no supermercado e que, finalmente, tudo seja controlado por voz. Algumas dessas coisas ainda são apenas previsões (ou protótipos), mas, de fato,  a internet mudou o mundo então tente imaginar o que ainda pode vir por aí.

Hoje em dia, quase todo mundo que possui mais de um PC em casa acaba montando uma pequena rede para compartilhar a conexão entre eles, seja usando um modem ADSL configurado como roteador, seja usando um ponto de acesso wireless, seja usando um cabo cross-over para compartilhar diretamente a conexão entre dois micros. O acesso à web se tornou tão ubíquo que é cada vez mais difícil encontrar utilidade para um PC desconectado da rede. Carlos E. Morimoto, em seu livro Redes – Guia Prático.

Voltando à realidade, as simples redes locais de computadores, a famosa LAN (do inglês, Local Area Network), está presente em todo o lugar. Abaixo está um diagrama de rede muito comum em pequenas empresas, escritórios e até em residências:

Diagrama de rede local (LAN) conectada à Internet (WAN)

 

Confira abaixo alguns links muito interessantes sobre o universo das redes de computadores.

 Redes – Guia Prático. 2° Ed – Carlos E. Morimoto (ebook)

 Modelo OSI – Clube do Hardware – Gabriel Torres

 Mídia – História – Como funciona a Internet

 Mídia – Cabeamento e Conexões

 Galeria de Imagens – Equipamentos de Rede

 Galeria de Imagens – Cabos – Topologias – Normas

 Galeria de Imagens – Servidores e Datacenters


Exercícios de Redes:

 

Bons estudos!