Dicas para apresentação de um TCC (Trabalho de Conclusão de Curso)

homem cabisbaixo encostado em um quadro negro onde há braços fortes desenhados

Considerado um verdadeiro pesadelo para os alunos, o famoso TCC, ou seja, o trabalho de conclusão de curso, deve ser compreendido como uma ótima oportunidade de aprendizado, desenvolvimento e, dependendo do curso e do tema escolhido, até mesmo de uma possibilidade de projeto empreendedor, que pode garantir um futuro trabalho para aqueles que o desenvolveram.

Como é um trabalho / projeto que demanda muita pesquisa, preparação e dedicação, neste post, resolvi trazer algumas dicas para ajudar aqueles que precisam apresentar o trabalho à uma banca examinadora, que vai ouvir, analisar, questionar e, possivelmente, criticar o que está sendo apresentado e/ou proposto. E, por fim, compilei alguns dos principais erros cometidos durante as apresentações em que participei como membro da banca, orientador ou professor convidado.

Normas técnicas

A primeira dica é confirmar se o formato que o trabalho está sendo desenvolvido está perfeitamente de acordo com as regras exigidas pela instituição (documento modelo, template, etc). Exemplo: organização da capa, como autores e orientadores devem ser identificados, quantidade máxima de linhas para o resumo, se deve ser usado citação direta ou somente citação indireta, qual o formato padrão para apresentação das referências / bibliografia e muitos outros detalhes que podem mudar de acordo com o formato do seu trabalho (artigo, pesquisa, projeto, etc) e conforme as exigências da sua instituição, como as famosas normas técnicas da ABNT.

Quando concluir o documento da apresentação, exporte-o para o formato portátil, o famoso, PDF (que significa Portable Document Format). Esse formato garante que o arquivo não tenha nenhum problema na sua abertura (como de incompatibilidade no software editor ou desconfiguração geral do seu layout) e na sua impressão (o famoso “capa-dura”).

Para identificar este arquivo use o nome do projeto e o(s) nome(s) do(s) aluno(s) responsáveis, como: Universidade Legal – TCC 2018 – Projeto XYZ – Ayrton Senna.pdf. Isso facilitará à aqueles que utilizarão este arquivo posteriormente, como membros da banca examinadora e da instituição.

Arquivo de apresentação

Para a construção do arquivo de apresentação, os famosos slides, minha sugestão é que o simples é o mais eficiente, então, caso não tenha um padrão da própria instituição, escolha um tema leve e sem muitos detalhes visuais, optando por um modelo mais formal e/ou corporativo. Esqueça aqueles temas mais descontraídos, como de festas e comemorações (este não é o momento).

Na construção dos slides, priorize imagens, tabelas e outros elementos que farão a conexão da apresentação, como gráficos, que sempre são muito bem-vindos (tente não usar somente os famosos gráficos de pizza).

Quanto menos texto houver nestes slides, melhor. Caso seja necessário, procure usar títulos de tópicos, frases curtas ou citações, assim, resumindo temas ou pontos mais importantes. Esqueça aqueles resumos de várias linhas que descrevem todo o tema do slide e nunca leia todo o conteúdo (texto) de um slide.

Entenda que não seria necessário uma apresentação se os expectadores precisassem ler aquilo que você deveria apresentar (falar) ou explicar. Procure sempre avaliar se a sua apresentação está atrativa para aqueles que a assistirão.

Dica: o Google Docs / Drive, assim como o Microsoft Office, oferecem galerias de modelos de documentos, incluindo apresentações: https://docs.google.com/presentation/u/0/?ftv=1

Apresentação

Lembre-se que você (ou equipe) fará a apresentação de um trabalho / projeto / pesquisa sua, então, como em uma entrevista de emprego, você deve se atentar com a sua aparência e postura. Isso vai causar uma boa impressão para aqueles que estarão avaliando seu trabalho. A dica é escolher uma roupa legal e caprichar no visual.

Também é preciso treinar muito bem a sua fala, ou seja, o seu texto de defesa. Fale sempre devagar, de forma bem clara e num bom tom de voz. Em momentos como este é importante ser formal, afinal, todos estão ali com um objetivo acadêmico/profissional. Evite termos muito populares, não use gírias e não use comentários como “todo mundo sabe”, “sempre foi assim”, “todo mundo faz assim / acessa isso / acha aquilo”, “eu acho / nós achamos”. Lembre-se, isso é uma pesquisa / trabalho científico. Se existe uma afirmação, ela deve ser provada, portanto, seja bem claro com suas afirmações.

Não esqueça de desligar o celular durante a apresentação.

Conteúdo

Quanto ao conteúdo, você simplesmente deve dominá-lo. Mesmo sendo um trabalho em dupla ou equipe, todos devem ter total autonomia para responder perguntas sobre a pesquisa / trabalho. O ideal é estar pronto para responder absolutamente tudo como sobre as metodologias ou tecnologias utilizadas, algoritmos e etc.

É muito importante que você (ou equipe) também estejam preparados para responder sobre os pontos fracos do trabalho. Se tiver dificuldades em entender quais são estes pontos fracos, talvez seja necessário ter (ou desenvolver) uma visão mais ampla (ou externa) do assunto. Como dica, recomendo pesquisar sobre a famosa análise SWOT.

Pontos fracos não devem ser encarados como problemas e sim como oportunidades de desenvolvimento ou como características relacionadas a tomadas de decisão.

E, por fim, ainda falando sobre o conteúdo, é muito importante que o seu trabalho / pesquisa tenha uma conclusão. O problema identificado, a proposta definida, a pesquisa realizada, o software proposto ou qualquer outro que seja o objetivo do trabalho / pesquisa, foram resolvidos / solucionados? Quais foram as principais dificuldades? Qual é a sua conclusão sobre isso? É muito importante que isso encerre o conteúdo apresentado.

Organização do tempo

Uma apresentação de trabalho tem um protocolo a ser cumprido. Nele, há um tempo para a apresentação do conteúdo, um tempo para perguntas e respostas, tempo para demonstração prática e etc. Para não ter problemas com este tempo de apresentação, a dica é treiná-la gravando-a (use seu celular). Dessa maneira, além de você treinar a fala, o texto e verificar o tempo que está levando para se apresentar, você poderá identificar os pontos que precisa melhorar. Faça isso várias vezes, até que se sinta seguro. Outra dica é falar ao espelho ou apresentar a algum familiar ou amigo, especialmente se for um trabalho em dupla ou equipe.


Bônus: os principais erros cometidos durante apresentações

Assistindo à diversas bancas, todas de projetos acadêmicos de cursos de tecnologia, listo aqui os principais erros que observei:

– Documentação abaixo da média ou fora do padrão: um dos principais erros observados era uma documentação ruim (mal escrita, com muitos erros de português, com muitos “copia e cola” sem citações, sem alguma parte importante e etc) e/ou fora do padrão.

– Poucos ou somente um integrante do grupo dominava o assunto: durante a apresentação, ficava evidente aquele que trabalhou ativamente no trabalho / pesquisa e aquele que apenas teve seu nome inserido no trabalho. A seção de perguntas e respostas deixava ainda mais claro essa discrepância.

– Ideias muito audaciosas: alguns projetos visavam muitos objetivos ou um objetivo bastante complexo que, no desenrolar do trabalho, gerava desinteresse e um percentual de conclusão bem abaixo do esperado.

– Desorganização geral na apresentação: alguns bons projetos eram prejudicados em sua etapa final, que é a apresentação à banca, onde se via falta de entrosamento / organização na divisão do tema e de zelo na construção da apresentação.

– Dificuldade em responder dúvidas e/ou questionamentos da banca: outro ponto que destaca aqueles que trabalharam ativamente é a resolução de dúvidas ou questionamentos da banca. Além disso, muitos cometem o erro de confrontar a banca, não aceitando as críticas e não concordando com erros ou pontos fracos (pontos de melhoria) do projeto.

 

*Com informações de: Uninassau – Dez dicas de como dominar apresentação de TCC, Guia do Estudante – Cerca de 900 mil estudantes abandonam a faculdade antes de se formar, Folha – Somente 16% tem ensino superior – 3 em cada 10 não concluíram o ensino fundamental.

*Post atualizado em Novembro de 2022.

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