Sistemas Operacionais

Um sistema operacional é um software que atua como uma interface entre o homem (chamado de usuário) e uma máquina (como um computador), permitindo a utilização e gerenciamento dos seus recursos sem a necessidade de um conhecimento especial sobre o funcionamento desta máquina.

A imagem abaixo ilustra o papel do sistema operacional que, além de permitir a utilização eficiente dos recursos do hardware (máquina), fornece um ambiente que permite ao usuário a execução de programas aplicativos.

Diagrama de um S.O. (by WikiMedia)

Existem diversos sistemas operacionais que, mesmo variando conforme o tipo de máquina em que ele é executado, executam funções comuns, sendo as principais:

  • Gerenciamento de Processos;
  • Gerenciamento de Memória;
  • Gerenciamento de Arquivos;
  • Gerenciamento de Dispositivos.

Os principais sistemas operacionais atuais são:

  • Apple MacOS: predominante nos computadores pessoais da Apple como os iMacs e MacBooks, o macOS (anteriormente chamado de OS X) é um sistema que tem seu núcleo baseado no UNIX;
  • Linux: possui diversas distribuições, como o Ubuntu, Debian, CentOS e Red Hat, utilizado tanto em computadores pessoais como em Servidores. O Linux é uma variante do UNIX, mais especificamente do Minix;
  • Microsoft Windows: largamente utilizado em computadores pessoais (Desktops) e até mesmo em Servidores, o Windows é uma evolução do primeiro sistema operacional da Microsoft, o MS-DOS;
  • UNIX: desenhado para computadores de grande porte, é considerado um dos sistemas operacionais mais importantes da história pois introduziu conceitos como o suporte a multi usuários, multitarefas e a portabilidade. Hoje o UNIX é responsável por uma grande família de sistemas operacionais como como o BSD, (FreeBSD, OpenBSD e NetBSD), o IBM AIX, o HP UX e o Sun Solaris (Sun OS).
Os sistemas operacionais são elementos fundamentais para o funcionamento de praticamente qualquer sistema de computação, dos minúsculos sistemas embarcados e telefones celulares aos gigantescos centros de processamento de dados das grandes empresas. Apesar da imensa diversidade de sistemas operacionais existentes, eles tentam resolvem problemas de mesma natureza e seguem basicamente os mesmos princípios.

O trecho acima foi retirado do livro Sistemas Operacionais: Conceitos e Mecanismos, escrito pelo Dr. Carlos Maziero, doutor em informática e pós-doutor em segurança da informação (além de professor, qual eu tive o grande prazer de ser aluno). Trata-se de um “livro aberto” (open book), em formato digital, sem custo.

O link oficial para acesso ao livro (em pdf) está aqui.


Exercícios de S.O.:

 

Bons estudos!