Linux – Guia de Instalação do Ubuntu Server no VirtualBox

Debian e Ubuntu são distribuições do Linux, um sistema operacional de código aberto baseado no renomado sistema Unix, desenvolvido originalmente pelo finlandês Linus Torvalds, em 1991.

Se você nunca usou ou nunca ouviu falar do Linux, acredite, vale a pena pesquisar e aprender sobre ele.

O Ubuntu é construído  em cima do núcleo do Debian e diferencia-se por ter versões lançadas semestralmente, nos meses de Abril (4) e Outubro (10), como por exemplo a versão “16.04 LTS”, lançada no ano de 2016, no mês de Abril. As versões identificadas como LTS (Long Term Support) têm 5 anos de suporte.

O Debian é uma das mais antigas distribuições Linux tendo sua primeira versão lançada em 1993. É especialmente conhecido por ser um sistema robusto e estável. Além do Ubuntu, outras várias distribuições são baseadas em seu núcleo, como o Mint, Knoppix, Kali e o BackTrack, sendo estas duas últimas focadas em testes de segurança e penetração (pen tests).

Confira este Guia de Instalação do Linux Ubuntu, versão Server (que não possui nenhuma interface gráfica como KDE, Gnome, Cinnamon, Mate ou XFCE), no VirtualBox. O processo de instalação do Linux Debian e da versão desktop do Ubuntu é muito semelhante a esta.

O nome Debian deriva do nome do seu falecido fundador, “Ian Murdock” e de sua esposa, “Debra”. Já Ubuntu é um termo sul africano que significa “humanidade com os outros”.

 

Leave a Reply