LinkedIn – Dicas para um perfil campeão

Sabe o LinkedIn? Aquele site de empregos?
Se a tua resposta for algo como “sim, sei!”, este post é para você!

Primeiramente, o LinkedIn não é um site de empregos, que você deve acessar ou atualizar somente quando está procurando por uma nova oportunidade de trabalho como, em geral, fazemos com nosso curriculum e com sites de classificados de empregos. O LinkedIn, que numa tradução livre refere-se à algo como “ligado em” (linked in), é uma rede social profissional, voltada aos negócios, ao mercado de trabalho. Um ponto interessante do LinkedIn, hoje pertencente a gigante Microsoft, é que ele é considerado uma das primeiras redes sociais do mundo, lançado no ano de 2003, antes mesmo do finado Orkut, lançado em 2004 e que ganhou o Brasil a partir de 2005.

Resumindo, o LinkedIn é uma ótima ferramenta para você manter seus contatos profissionais (networking) mais próximos, se auto-promover (falar do seu trabalho, mostrar seus projetos ou compartilhar suas ideias) e manter-se atualizado com notícias, artigos e até cursos relevantes à sua profissão e à sua carreira.

Recentemente tive a oportunidade de participar do LinkedIn Day, aqui na Contabilizei (Top Startups LinkedIn) e, por isso, resolvi escrever algumas dicas de como utilizá-lo melhor e ter um perfil campeão:

1 – Dados atualizados

A primeira dica parece até brincadeira, mas, não é, afinal, muita gente não mantém seus dados atualizados nem mesmo em seu curriculum. É extremamente importante que a empresa onde você trabalha, seu cargo, sua formação, suas experiências, cursos e certificações, além de seus dados de contato, estejam sempre atualizados. Isso, além de destacar seu desenvolvimento profissional, ajuda que algoritmos de pesquisa destaquem o seu perfil e também o da sua empresa. Lembre-se que o perfil do LinkedIn pode ser a primeira apresentação que um recrutador terá de você.

2 – Foto selecionada

Escolha aquela foto bem iluminada, onde você está bem posicionado, que o seu rosto esteja em destaque e, dê preferência, que você esteja feliz! É muito importante verificar se sua foto está com acesso público, não somente para a sua rede de contatos, pois, um antigo colega ou aquele contato que você fez em um curso, pode não lembrar de você apenas pelo seu nome.

Recebi o convite acima e, como não consegui identificar a pessoa (que tem um nome bem comum), não aceitei a conexão.

Não use fotos informais (festas, por exemplo), que você não esteja em destaque (olhando para baixo ou muito distante) ou fotos acompanhada de outras pessoas. Se ainda tiver dúvidas, vale a pena conferir este artigo.

A imagem de fundo do seu perfil também pode ajudar! Neste link, separei algumas imagens bacanas que você pode usar em seu perfil (todas são de uso gratuito).

3 – Resumo caprichado

Ainda falando sobre manter seus dados atualizados, criar um bom resumo sobre você, sua carreira e suas experiências é uma ótima maneira de valorizar ainda mais o seu perfil e de contribuir com os algoritmos de pesquisa. Portanto, dedique-se em fazer um resumo caprichado e tenha muito cuidado com a ortografia. Caso queira, você também pode criar o seu perfil em idiomas secundários, conforme as instruções deste link.

4 – URL personalizada

Uma dica simples e muito importante é editar a URL do seu perfil, tornando-a mais amigável, como a minha, por exemplo: https://www.linkedin.com/in/daniel-scota/. Para efetuar esta personalização, você deve editar seu perfil público, conforme instruções deste link.

5 – Use o LinkedIn

Lembre-se que o LinkedIn é uma rede social profissional, portanto, use-o!
Adicione colegas e ex-colegas de trabalho;
Conecte-se ou siga pessoas que trabalham no mesmo ramo que você ou que possuam interesses comuns;
– Faça parte de grupos do seu interesse e siga empresas que você admira;
– Recomende e solicite recomendações (experiências e competências);
– Faça publicações (posts) relevantes, como sobre algo que você aprendeu em um curso ou sobre algum problema resolvido e que pode ajudar outras pessoas e, se você se sentir à vontade, escreva um artigo (como este, por exemplo);

E, por fim, procure sempre interagir com seus colegas, com a sua empresa (se é que ela usa o LinkedIn) e com suas conexões. Um bom exemplo é comentando o post de colega, parabenizando-o por um novo emprego ou compartilhando algo que possa contribuir com um problema enfrentado por ele, ou compartilhando posts da sua empresa, como de vagas de trabalho, novos projetos ou prêmios recebidos.

*Com referências de: Rock Content – Dicas de SEO para o LinkedIn, Andrio Ferreira – Perfil Campeão.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.