Fundamentos de Informática

A importância da informática, termo originado a partir da expressão informação automática, é indiscutível! Esta ciência, que abrange todas as atividades relacionadas com o processamento automático de informações, teve sua origem na necessidade de resolver problemas relacionados à matemática, quais não poderiam ser resolvidos por um ser humano (pelo menos não com a mesma eficiência de uma máquina).

O Século XVIII foi a época dos grandes sistemas mecânicos que acompanharam a Revolução Industrial. O Século XIX foi a era das máquinas a vapor. As principais conquistas tecnológicas do Século XX se deram no campo da aquisição, do processamento e da distribuição de informações. Entre outros desenvolvimentos, vimos a instalação das redes de telefonia em escala mundial, a invenção do rádio e da televisão, o nascimento e o crescimento sem precedentes da indústria de informática e o lançamento dos satélites de comunicação.

A afirmação acima é do renomado doutor em informática e conhecido internacionalmente pelos seus diversos livros de Ciência da Computação, Andrew Stuart Tanenbaum, do seu livro, Redes de Computadores.

Esta pequena introdução sobre este complexo mundo da tecnologia tem como objetivo demonstrar a importância dos fundamentos e conceitos básicos de informática e também para para diferenciá-lo do termo “informática básica”, que é conhecido no mercado profissional como o conhecimento ou qualificação em algum software como o Microsoft Office ou a suíte de aplicativos gráficos da Adobe.

Confira abaixo duas apostilas muito interessantes sobre informática básica e também algumas fotos que ilustram a evolução dos computadores e da tecnologia.

 Introdução a Informática – Conceitos Básicos. UF-RGS – Porto Alegre, 2006

 Informática para o Ensino Técnico Profissionalizante. IFB – Brasília, 2013

Galeria de Imagens – Evolução dos Computadores

Galeria de Imagens – Diversas

Bons estudos!