Proxmox VE – Apresentação + Instalação

Interface web padrão de administração do Proxmox

Em um post anterior, apresentando o VMware ESXi e algumas dicas sobre ele, já comentei sobre a virtualização, que é uma tecnologia sem igual, que chegou para revolucionar o mercado de datacenters e o uso (mais) eficiente de recursos de hardware (especialmente de servidores).

Há várias plataformas de virtualização que se destacaram e se tornaram populares, como a VMware, Microsoft e Citrix, além do famoso VirtualBox, da Oracle (mais utilizado em ambientes domésticos ou em pequenas e médias empresas), que também permite o uso da virtualização em computadores pessoais / comuns (PC, Personal Computers).

Neste post, falaremos de uma excelente solução opensource para esta tecnologia de virtualização, o Proxmox Virtual Environment, que destaca-se por oferecer funcionalidades, características e tecnologias vistas somente em hypervisors de licença comercial.

Características e destaques do Proxmox

Algumas das características, funcionalidades e destaques do Proxmox (em sua versão 7) são:

  • Solução baseada no robusto e estável Linux Debian 11;
  • Interface de administração web e linha de comando (incluindo SSH);
  • Suporte para virtualização tipo LXC (Linux Containers) e KVM (Kernel-based Virtual Machine);
  • Alta compatibilidade de hardware;
  • Alta capacidade para o uso do hardware do servidor / cluster;
  • Suporte a Storage replication;
  • Suporte a High-availability cluster (HA Cluster);
  • Suporte a migração e clonagem (duplicação) de VMs e Containers;
  • Funcionalidades nativas de snapshot, backup e firewall;
  • Além da versão free (opensource), possui planos para o suporte profissional;
  • Outras, como: QEMU, SSO (Single-Sign-On) com OpenID, MFA (Two-Factor Authentication), OpenZFS e etc.

Algumas das funcionalidades (features) citadas acima são encontradas apenas nas versões comerciais de outras soluçãoes de virtualização.

Instalação do Proxmox

A instalação do Proxmox é bem semelhante a instalação do Linux Debian ou Ubuntu. Como é tradicional, o primeiro passo é baixar a ISO do sistema operacional, no caso, do Proxmox, em seu site oficial.

Depois disso, use algum software (como o Rufus, para Windows ou o Startup Disk Creator, do Ubuntu) para converter o arquivo baixado (iso) para um pendrive bootável. Com este pendrive em mãos, insira-o no servidor qual será usado para a instalação do Proxmox e, então, nas suas opções de boot, selecione este drive para o boot.

Imagem da instalação do Proxmox (boot)
Instalação do Proxmox (boot)

Como citado, a instalação é bem semelhante a do Linux, com questões básicas sobre sua localização (país, time zone e idioma do teclado), configurações do disco / storage, como as opções avançadas disponíveis para o sistema de arquivos (filesystem), senha do usuário root e configurações de rede.

Caso queira maiores detalhes sobre o processo de instalação, consulte os links de referência, no final deste post.

Após a instalação, o Proxmox estará disponível para acesso, tanto via shell (linha de comando) como via interface web: https://ip-do-servidor:8006.

Em seu primeiro login, será exibido um diálogo sobre o servidor não possuir uma assinatura (subscription). Você pode ignorar esta mensagem clicando em Ok e usar a versão free (sem suporte comercial) normalmente.

Criando sua primeira VM no Proxmox

O primeiro passo para criar uma máquina virtual é, logicamente, ter em mãos o arquivo ISO do sistema operacional que você deseja instalar. Na interface web do Proxmox, localize o storage local (PVE /  Proxmox Virtual Environment) e a função ISO Images. Aqui você poderá subir um arquivo ISO ou, até mesmo, baixar um da Internet diretamente para o seu Proxmox através de uma URL.

Imagem da função de download de ISO do Proxmox
Download da ISO do Ubuntu 22 diretamente pelo Proxmox

Com a ISO disponível no Proxmox use a opção Creave VM e, então, insira as informações gerais para a configuração desta VM, como em qual storage / node ela será armazenada, um ID (identificação) para a VM, o tipo de sistema operacional utilizado e, por fim, as configurações de hardware, como o tamanho do disco, a capacidade de processamento, a quantidade de memória RAM e as configurações de rede (lembrando que essas configurações podem ser alteradas de acordo com a sua necessidade, posteriormente).

Imagem da instalação de uma VM Ubuntu 22 no Proxmox
Instalação de uma VM Ubuntu 22 no Proxmox

Para maiores detalhes sobre a criação de máquinas virtuais (VMs) no Proxmox, acesse este link do Dicas de Infra.

Criando seu primeiro container (LXC) no Proxmox

O Proxmox possui a opção de criar Linux Containers (LXC), que são versões mais leves de máquinas virtuais que usam o kernel do host do Proxmox, assim, evitando emular um sistema operacional completo. Além disso, para facilitar ainda mais, o Proxmox possui uma biblioteca de templates para estes containers, como visto na imagem abaixo.

Proxmox - Templates Containers (LXC)
Proxmox VE – Templates Containers (LXC)

Para criar um container use a opção Create CT e, então, insira as informações gerais para a sua configuração, como a senha padrão do user principal (root), qual será o template utilizado (versão do Linux)  e, por fim, as configurações de hardware, como o tamanho do disco, a capacidade de processamento, a quantidade de memória RAM e as configurações de rede (lembrando que essas configurações podem ser alteradas de acordo com a sua necessidade, posteriormente).

Mais sobre o Proxmox

Abaixo estão alguns links bem interessantes com algumas dicas avançadas para uso do Proxmox, como a configuração de um cluster (replicação e alta disponibilidade) e a conversão de VMs / discos, possibilitando a transferência entre Proxmox e VMware (e/ou vice e versa):

 

*Com informações de: Proxmox KB – Get started, Proxmox VE Documentation Index, 4SysOps – Proxmox VE – Alternative to VMWare ESXi and MS Hyper-V, PPLWare – Proxmox 7 – A melhor plataforma de virtualizaca gratuita, Proxmox VE Documentation – Qemu guest agent, e Wikipedia – Proxmox Virtual Environment

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.