Sistemas de código aberto (open source) e de uso gratuito (parte 6)

Já foram 55 soluções apresentadas nos posts anteriores, onde vimos as partes 1, 2, 3, 4 e 5 de um resumo de softwares gratuitos, livres e/ou de código aberto bem conhecidos no mercado, com as quais tive a oportunidade de trabalhar ou de ter algum tipo de contato.

Nesta parte 6, vamos conhecer outras 15 soluções bem populares na comunidade tech e muito utilizadas por aí. E para começar, decidi falar de uma solução muito popular para acesso e controle remoto de computadores e servidores (é difícil encontrar um profissional de TI, especialmente das áreas de suporte, infraestrutura e cloud, que não tenha utilizado em algum momento de sua carreira), o nosso querido VNC.

Logotipo do VNC original
Logotipo do VNC original

Nome da solução: VNC
Tipo: ferramenta de acesso remoto gráfico
Descrição: o VNC (Virtual Network Computing) é uma solução para o compartilhamento de tela que usa o protocolo RFB (Remote Frame Buffer), que permite o acesso remoto a computadores e servidores e funciona com os principais sistemas operacionais, como o Windows, Linux e MacOS, além de iOS e Android (no MacOS, o VNC é oferecido como compartilhamento de tela padrão). Assim como o protocolo RFB, o VNC surgiu no Olivetti & Oracle Research Lab, no final da década de 90, e hoje é mantido pela RealVNC (que detém sua marca), porém, existem outras variantes do VNC, como o UltraVNC e o TightVNC. Devido a sua simplicidade, eficiência e por ter seu código aberto, tornou-se amplamente popular e é utilizado em todo o mundo.
Site oficial: https://www.realvnc.com e https://uvnc.com

Nome da solução: MidPoint
Tipo: gerenciamento e administração de identidades (IGA / Identity Governance and Administration)
Descrição: plataforma open source de gerenciamento de identidade e governança de acesso, projetada para ambientes complexos. Desenvolvido pela Evolveum, sediada na Eslováquia e mantido por uma equipe de colaboradores remota, o MidPoint é reconhecido pelo Gartner como uma suíte completa de IGA (Identity Governance and Administration) e é utilizado por organizações de todo o mundo. Sua gestão é realizada via interface web.
Site oficial: https://evolveum.com/midpoint
> Aqui está o link oficial para a instalação do MP.

Nome da solução: Portainer
Tipo: gerenciador de contêineres
Descrição: sistema gerenciador de contêineres universal que permite implementar, gerenciar e fazer a manutenção de contêineres através de uma interface gráfica simples e eficiente. Pode ser usado em ambientes locais ou em clusters. Possui versões comercial e comunidade (CE). Sua gestão é realizada via interface web.
Site oficial: https://portainer.io
> Aqui está o link oficial para a instalação do Portainer.

Nome da solução: Apache Cassandra
Tipo: sistema de banco de dados distribuído
Descrição: sistema de banco de dados distribuído otimizado para ser escalável, suportar grandes volumes de dados e oferecer alta disponibilidade. É considerado um banco de dados “NoSQL“, ou seja, não relacional (diferente do MySQL, por exemplo). Foi inicialmente criado pelo Facebook que depois de ter o seu código aberto, passou a ser mantido pela Apache Foundation.
Site oficial: https://cassandra.apache.org
> Aqui está o link oficial para a instalação do AC.

Nome da solução: RustDesk
Tipo: ferramenta de acesso remoto gráfico
Descrição: solução de acesso e controle remoto a computadores e dispositivos. Com versões open source e comercial, o RustDesk funciona nos principais sistemas operacionais, como Windows, Linux, MacOS, iOS e Android e possui mecanismos que permitem seu funcionamento mesmo através de VPN, NAT / Port forwarding ou outras regras e bloqueios de firewalls.
Site oficial: https://rustdesk.com
> Aqui está o link oficial para a instalação do RD.

Nome da solução: Asterisk
Tipo: solução de telefonia VoIP (Voz sobre IP)
Descrição: software livre e open source que oferece os recursos encontrados em um PABX (também conhecido como central telefônica) utilizando tecnologia de VoIP. Criado pelo engenheiro americano Mark Spencer, em 1999, o Asterisk é mantido por uma comunidade de programadores ao redor de todo o mundo. Sua gestão é realizada via interface web.
Site oficial: https://asterisk.org
> Aqui está um link interessante para a instalação do Asterisk.

Nome da solução: aaPanel
Tipo: gerenciamento de hospedagem
Descrição: solução de painel de controle completa para a gestão de hospedagem de websites. O aaPanel, que possui versões comerciais e open source, permite realizar a gestão de servidores Web, FTP, usuários e permissões, de sistemas de bancos de dados, de arquivos, de tarefas agendadas e outras funcionalidades, como uma seção de aplicativos (app store), que facilita a instalação de plugins e soluções adicionais. Sua gestão é realizada via interface web.
Site oficial: https://aapanel.com
> Aqui está um link interessante para a instalação do aaP.

Nome da solução: SFTPGo
Tipo: solução para transferência de arquivos (servidor SFTP)
Descrição: solução de servidor SFTP que permite gerenciar o armazenamento e a transferências de arquivos através de uma interface web simples e eficiente. Compatível com outros protocolos, como WebDAV, o SFTPGo oferece recursos de segurança e criptografia e está disponível em versões comerciais e open source. Sua gestão é realizada via interface web.
Site oficial: https://sftpgo.com
> Aqui está o link oficial para a instalação do SFTPGo.

Nome da solução: Heimdall
Tipo: dashboard de aplicativos
Descrição: painel para organizar as soluções de softwares utilizados em um ambiente de rede. Com o funcionamento semelhante a função de bookmarks (favoritos) que você encontra no navegador, o Heimdall permite centralizar em um único local todos os “links” (URLs) de acesso a serviços, sistemas, dispositivos e ferramentas, facilitando a sua organização. Sua gestão é realizada via interface web.
Site oficial: https://heimdall.site
> Aqui está um link interessante para a instalação do HD.

Nome da solução: NetBoot
Tipo: plataforma para implantação de sistemas operacionais
Descrição: solução para implantação de sistemas operacionais através da rede. O NetBoot é uma excelente solução para que sistemas operacionais pré-configurados e/ou personalizados (imagens de sistemas operacionais) sejam instalados em diversos computadores de uma maneira rápida e centralizada, através de uma rede local (LAN). Sua gestão é realizada via linha de comando e interface web.
Site oficial: https://netboot.xyz
> Aqui está o link oficial para a instalação do NB.

Nome da solução: Plane
Tipo: gerenciador de projetos e atividades
Descrição: sistema de gerenciamento de projetos e acompanhamento de atividades moderno, lançado em 2022, que tem como objetivo oferecer recursos encontrados somente em alternativas proprietárias, como o rastreamento de problemas (issues), gestão de sprints e equipes, gestão de agenda, gestão de documentação, como documentos gerais, wikis, bases de conhecimento, documentos de requisitos de produtos (PRD), e outras. Possui versões comercial e open source. Sua gestão é realizada via interface web.
Site oficial: https://plane.so
> Aqui está o link oficial para a instalação do Plane.

Nome da solução: Ventoy
Tipo: boot instalador de sistemas operacionais
Descrição: ferramenta open source para armazenamento de arquivos de instalação de sistemas operacionais (.iso, .wim, .img, .vhd(x), e .efi) em um único dispositivo USB “bootável”. Com o Ventoy, você não precisa de mais de um dispositivo USB (pendrive) para cada sistema operacional, já que pode armazenar vários em um único dispositivo. Ao inicializar uma máquina selecionando o Ventoy como opção de boot, você terá a opção de instalar qualquer um dos sistemas previamente disponíveis (copiados para) no dispositivo. Sua gestão é realizada via interface gráfica.
Site oficial: https://www.ventoy.net
> Aqui está o link oficial para a instalação do VT.

Nome da solução: BitWarden
Tipo: gerenciador de credenciais
Descrição: sistema gerenciador de credenciais de acesso como nomes de usuário, senhas, autenticação em 2 fatores, passwkeys e outras informações confidenciais. O BitWarden é uma solução bem conhecida no mercado, multiplataforma e com sincronização entre os dispositivos. Possui versões comerciais e open source. Sua gestão é realizada via interface gráfica.
Site oficial: https://bitwarden.com
> Aqui está o link oficial para a instalação do BW.

Nome da solução: Bacula
Tipo: solução de cópias de segurança (backup)
Descrição: sistema de backup open source multiplataforma que teve sua primeira versão lançada no início dos anos 2000. Além dos principais sistemas operacionais, o Bacula é compatível com alguns dispositivos profissionais de backup, como robôs de fitas (tape libraries) e oferece suporte para automação de rotinas de cópias de segurança, inclusive em redes heterogêneas. Sua gestão é realizada via linha de comando, interface gráfica nativa e web.
Site oficial: https://bacula.org
> Aqui está o link oficial para a instalação do BC.

Nome da solução: LimeSurvey
Tipo: plataforma de pesquisa de avaliação
Descrição: o LimeSurvey é uma antiga solução para criação de questionários online, como pesquisas de satisfação, tendo sua primeira versão lançada em 2003. Disponível em mais de 40 idiomas, a solução conta com recursos de análise de dados e relatórios e está disponível em versões comerciais e open source / comunidade. Por ser desenvolvido em PHP (LAMP), pode ser instalado em diversas plataformas de hospedagem. Sua gestão é realizada via interface web.
Site oficial: https://community.limesurvey.org
> Aqui está o link oficial para a instalação do LS.

Nos próximos posts veremos outras soluções gratuitas e/ou open source* bem conhecidas no mercado de tecnologia, como o Mattermost, Argo, Teleport, Authentik, SoftEther, Pydio, Keybase, Docutils, Nagios, Cacti, ScoreDev, GetGrav, HedgeDoc e outros.

Nem todas as soluções descritas neste post são realmente open source, ou seja, com código-fonte aberto e uso livre. Algumas podem ser apenas gratuitas, limitadas ao uso em ambientes domésticos ou oferecidas em versões community (comunidade), que disponibilizam parte do seu sistema de maneira gratuita e uma alternativa mais completa e/ou com suporte dedicado em uma versão comercial. Além disso, é importante destacar que existem várias licenças de código aberto, como a GPL (General Public License), MIT e Apache, cada uma tendo suas próprias condições e restrições. Por fim, vale ressaltar que, mesmo sendo open source e gratuitas, muitas destas soluções podem exigir algum tipo configuração manual, que demanda conhecimento técnico especializado, além de recursos computacionais próprios para sua hospedagem e utilização.

Gostou dest post? Então não deixe de conferir A história da Internet: uma linha do tempo sobre a origem e evolução da maior revolução tecnológica do mundo e A tecnologia e sua sopa de termos, sigas e abreviaturas.

*Com informações dos sites oficiais das ferramentas e soluções citadas neste post.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.