Nos posts anteriores vimos a parte 1, parte 2 e parte 3 de um resumo de soluções de software gratuitas, livres e/ou de código aberto bem conhecidas no mercado, com as quais tive a oportunidade de trabalhar ou de ter algum tipo de contato. Nesta parte 4, vamos conhecer outras 10 soluções bem populares na comunidade tech e muito utilizadas por aí.
Para começar este post decidi falar de uma suíte de aplicativos para escritório que sempre foi (e ainda é) muito importante na comunidade do software livre e de código aberto, o LibreOffice.

Nome da solução: OpenOffice e LibreOffice
Tipo: ferramentas para escritório
Descrição: suíte de aplicativos de escritório de código aberto que inclui processador de texto, planilha, apresentação e outros, compatível com Windows, Linux e macOS. Além de se tornar uma alternativa às versões comerciais deste tipo de ferramenta, sua importância reside no fato de usar o ODF (Open Document Format), um formato de arquivos aberto, padronizado pela ISO, que promove a interoperabilidade entre diferentes sistemas e softwares. O OpenOffice surgiu no início dos anos 2000 de um projeto alemão chamado StarOffice (de 1985), que foi adquirido pela então Sun Microsystems, posteriormente adquirida pela Oracle, em 2010. Em 2011 o projeto foi transferido para a Apache Software Foundation, mas, antes disso, alguns dos desenvolvedores originais (insatisfeitos com a gestão da Oracle) criaram um fork (bifurcação) do projeto chamado LibreOffice, que é atualmente o mais ativo, atualizado e amplamente utilizado.
Site oficial: https://www.openoffice.org/pt-br e https://pt-br.libreoffice.org
Nome da solução: Apache Tomcat
Tipo: servidor web (Java server)
Descrição: servidor web e contêiner de servlets open source e amplamente utilizado para executar aplicações Java (Java Servlet, JavaServer Pages (JSP) e que cobre parte da especificação Java Enterprise Edition (J2EE)). Pode atuar como um servidor web HTTP (puramente em Java) ou integrado a um outro servidor web dedicado como o Apache ou Nginx, como para melhorar o balanceamento de carga. Sua gestão é realizada via linha de comando e interface web.
Site oficial: https://tomcat.apache.org
> Aqui está um link interessante sobre a instalação do ATC.
Nome da solução: GlassFish
Tipo: servidor de aplicação web (Java EE server)
Descrição: servidor de aplicação open source para a plataforma Java EE que suporta todas as especificações da API Java EE, como JDBC, RMI, JavaMail, JMS e JMX, além de componentes como EJB (Enterprise JavaBeans), servlets e web services. O GlassFish foi desenvolvido pela Sun Microsystems (agora, Oracle) utilizando o sistema de persistência Oracle TopLink e uma variante do Apache Tomcat como contêiner de servlets. Sua gestão é realizada via linha de comando e interface web.
Site oficial: https://glassfish.org e https://www.oracle.com/middleware/technologies/glassfish-server.html
> Aqui está um link interessante sobre a instalação do GF.
Nome da solução: Apache Maven
Tipo: solução de automação de compilação (build tool)
Descrição: ferramenta de automação de build e gerenciamento de dependências, principalmente para projetos Java (também suporta outras linguagens como C#, Ruby e Scala). O Maven, que fazia parte do antigo projeto Apache Jakarta, tem sua arquitetura baseada em plugins, permitindo a integração com diversas ferramentas de desenvolvimento. Sua gestão é realizada via linha de comando.
Site oficial: https://maven.apache.org
> Aqui está um link interessante sobre a instalação do MV.
Nome da solução: RecalBox
Tipo: sistema para emulação de videogames antigos (retrogaming)
Descrição: sistema operacional livre e gratuito específico para a emulação de videogames e jogos antigos, como de Super Nintendo, Master System, Atari, Mega Drive, Playstation, Nintendo 64 e outros. O Recalbox tornou-se bastante conhecido por poder ser instalado em minicomputadores, como o Raspberry Pi, que conectada uma TV transforma-se em um videogame completo.
Site oficial: https://recalbox.com
> Aqui está o link oficial para download e instalação do RB.
Nome da solução: Jenkins
Tipo: servidor de automação
Descrição: servidor de automação open source desenvolvido em Java por um programador da então Sun Microsystems, que buscava uma solução para problemas de compilação em seu código (testes automatizados do código antes da ação de commit). Focado em Integração Contínua (CI) e Entrega Contínua (CD), o Jenkins, que oferece mais de 1,7 mil plugins, integra-se à cultura DevOps, acelerando o desenvolvimento de software ao gerenciar toda a pipeline de entrega, incluindo construção, documentação, teste e análise. Sua gestão é realizada via linha de comando e interface web.
Site oficial: https://jenkins.io
> Aqui está o link oficial para instalação do Jenkins.
Nome da solução: SonarQube
Tipo: solução para análise de qualidade de código (QA / Quality Assurance)
Descrição: ferramenta de análise de código estático para detecção de bugs, vulnerabilidades e otimização de código. Compatível com diversas linguagens de programação, o SonarQube pode fornecer métricas sobre a cobertura de testes e a complexidade do código, além de poder ser integrado a pipelines de Integração Contínua (CI) e Entrega Contínua (CD), para garantir que a qualidade do código seja avaliada continuamente. Possui versões open source e comerciais. Sua gestão é realizada via interface web.
Site oficial: https://sonarqube.org
> Aqui está o link oficial para instalação do SQ.
Nome da solução: TeamPass
Tipo: sistema de gestão de credenciais
Descrição: ferramenta de gerenciamento de senhas open source projetada para o compartilhamento seguro de credenciais em equipes e ambientes corporativos. O Team Pass permite organizar as senhas em categorias e sub-categorias e oferece recursos avançados de permissões de acesso. Sua gestão é realizada via interface web.
Site oficial: https://teampass.net
> Aqui está o link oficial para instalação do TP.
Nome da solução: Uptime Kuma
Tipo: ferramenta de monitoramento
Descrição: sistema de monitoramento de servidores, sites e serviços, que permite realizar o acompanhamento da disponibilidade e/ou indisponibilidade destes recursos com alertas e relatórios em tempo real. Ele também permite gerenciar certificados SSL (data de expiração), facilitando a atividade de renovação e substituição destes certificados. Sua gestão é realizada via linha de comando e interface web.
Site oficial: https://github.com/louislam/uptime-kuma
> Aqui está um link interessante para instalação do UK.
Nome da solução: OpenFire
Tipo: solução de chat / mensagem instantânea
Descrição: servidor de chat / mensagem instantânea open source desenvolvido em Java, baseado no protocolo XMPP, que teve sua primeira versão lançada no início dos anos 2000. É uma ferramenta muito utilizando mundo à fora, principalmente em ambientes empresariais, para centralizar e facilitar o serviço de comunicação corporativa. Sua gestão é realizada via interface web.
Site oficial: https://igniterealtime.org/projects/openfire
> Aqui está um link interessante da instalação do OF.
Nos próximos posts veremos outras soluções gratuitas e/ou open source* bem conhecidas no mercado de tecnologia, como o Prometheus, Grafana, Kanboard, OpenWRT, vTigerCRM, Asterisk, Metabase, RocketChat, mais da Apache Foundation e muitos outros.
Nem todas as soluções descritas neste post são realmente open source, ou seja, com código-fonte aberto e uso livre. Algumas podem ser apenas gratuitas, limitadas ao uso em ambientes domésticos ou oferecidas em versões community (comunidade), que disponibilizam parte do seu sistema de maneira gratuita e uma alternativa mais completa e/ou com suporte dedicado em uma versão comercial. Além disso, é importante destacar que existem várias licenças de código aberto, como a GPL (General Public License), MIT e Apache, cada uma tendo suas próprias condições e restrições. Por fim, vale ressaltar que, mesmo sendo open source e gratuitas, muitas destas soluções podem exigir algum tipo configuração manual, que demanda conhecimento técnico especializado, além de recursos computacionais próprios para sua hospedagem e utilização.
Gostou dest post? Então não deixe de conferir A história da Internet: uma linha do tempo sobre a origem e evolução da maior revolução tecnológica do mundo e A tecnologia e sua sopa de termos, sigas e abreviaturas.
*Com informações dos sites oficiais das ferramentas e soluções citadas neste post.